II Mostra de Gradua??o e P?s-Gradua??o da UFJF Considerada um mega evento cultural, mostra traz novidades, inclusive, na forma de transmiss?o de dados pela internet

S?lvia Zoche
Rep?rter
01/07/2006
Veja o que o diretor da ACESSA.com, Marcio Faria, diz sobre a Mostra UFJF e sobre a tecnologia wi-fi. Clique no ?cone ao lado!

Veja!


A expectativa para este ano ? de que mais de 100 mil pessoas passem pela Pra?a C?vica da UFJF, de 03 a 09 de julho (segunda a domingo), segundo o diretor da Imagem Institucional da Universidade, Marcio Guerra. "Estamos com muita expectativa. V?rias escolas est?o marcando visitas, grupos de escoteiros tamb?m. Acredito que a divulga??o da Mostra na m?dia vai mobilizar mais entidades", diz.

N?o ? ? toa que a II Mostra Gradua??o e P?s-Gradua??o ? considerada um mega evento. S? a ?rea de montagem de estandes possui 2.539m2, sem contar a estrutura de palco e da pra?a de alimenta??o.

Os tr?s eventos pararelos, j? realizados em 2005 - encontro de prefeitos, palestras com empres?rios da regi?o e parceiros conveniados - pretende reunir cerca de 200 empres?rios, mais de 100 prefeitos e 100 parceiros da UFJF, segundo a pr?-reitora da Extens?o da UFJF, Edina Meireles. "Investimos muito na divulga??o da mostra, coisa que n?o fizemos tanto na primeira", diz.

O evento, marcado para come?ar ?s 10h funciona a todo vapor at? ?s 23h, com uma programa??o cultural voltada n?o somente para os acad?micos, mas para toda a comunidade. A abertura oficial ser? ?s 20h e uma hora depois o grupo L?dica M?sica faz o primeiro show da mostra.

Durante toda a semana, o palco montado vai receber artistas da cidade, como as bandas Fungos Funk, Findo Fake, Emin?ncia Parda, Nanda Cavalcante, Roger Resende e Samba e Cia. O p?blico tamb?m ter? a oportunidade de assistir a pe?as teatrais, espet?culos de dan?as, exibi??o de v?deos, curtas-metragens e outras programa?es.

Na parte acad?mica, haver? mais de 830 p?steres de trabalhos expostos; 31 mini-cursos estendidos ao p?blico externo, como oficinas de quadrinhos, malabares e conta??o de hist?rias; seis estandes para livrarias; 20 com espa?o para empresas e sete para museus; al?m de um cyber caf?, que ser? de responsabilidade da ACESSA.com. No total, s?o mais de 60 estandes.

"Primeiro, ? uma forma de visibilidade interna expressiva, j? que recebemos muitos alunos da regi?o, a cada semestre. Mostramos que a universidade vai al?m dos cursos e investe em projetos de Ensino, Pesquisa e Extens?o. Isto ? um impacto para os estudantes. Externamente, fortalece o papel da UFJF como agentes do processo de desenvolvimento regional. A receptvidade foi extremamente significativa no ano passado e este ano, tanto que vamos investir, ainda mais, nestes encontros e formar novas parcerias", conta Edina.

Como tudo foi organizado com o objetivo das pessoas passarem praticamente o dia inteiro percorrendo e desfrutando do espa?o da mostra, haver? tamb?m um tel?o transmitindo alguns jogos do Brasil na Copa. A organiza??o de toda a estrutura aconteceu em uma semana. "O pessoal da montagem ? muito eficiente", afirma Edina.

A diretora da empresa que ajuda na organiza??o, Maria Regina Teixeira Macedo, se sente lisonjeada de participar em mostra. "Gostamos muito de fazer. Para n?s ? um prest?gio trabalhar para a UFJF". Entre os trabalhos que prestam, est?o a montagem das estruturas, as vendas dos estandes, a contrata??o de servi?os e as encomendas de parte da decora??o. "Na verdade, somos um suporte, porque a universidade possui uma equipe de organiza??o pr?pria", explica.

Comodidade e mobilidade
Com um p?blico-alvo dessa extens?o e atividades que mostram, inclusive, o potencial tecnol?gico produzido pela universidade, ? claro que ter acesso ? internet, com comodidade a seus usu?rios, torna-se primordial. O cyber caf? ACESSA.com ? um destes locais. Al?m das m?quinas dispon?veis no cyber, qualquer outro dispositivo m?vel com tecnologia wi-fi, como ? o caso de muitos notebooks, poder? acessar a internet em qualquer ponto da Mostra, informando login e senha reconhecidos pelos sistema da ACESSA.com. Isso sem precisar de nenhum fio conectado, sendo poss?vel a mobilidade em qualquer ambiente da mostra.

A rede de hotspots wi-fi ? um servi?o pioneiro lan?ado pela ACESSA.com. "Hotspot ? a ?rea de cobertura do sinal wi-fi. Este servi?o ? prestado em lugares de grandes fluxos, como aeroportos, restaurantes, hot?is, em que os usu?rios utilizam o wi-fi, sem nenhuma configura??o especial, mas sim uma tecnologia de ponta. N?s, que estamos em grandes condom?nios e shoppings da cidade, detemos esta tecnologia e vamos atuar nesta ?rea", afirma o diretor geral da ACESSA.com, Marcio Faria.

Passar cabeamento em toda a extens?o da Mostra UFJF ? praticamente imposs?vel. Se fosse o caso, isso teria que acontecer somente em alguns estandes, correndo o risco de haver concentra??o de pessoas nas ?reas pr?ximas de acesso a internet. Isto prejudicaria o restante do evento, que tem como um de seus objetivos mostrar seu potencial em desenvolvimento tecnol?gico. "A parceria com a ACESSA.com ? excelente tanto pelo servi?o [wi-fi], que ? uma novidade, quanto pela credibilidade que a ACESSA tem", afirma Marcio Guerra.

A cobertura do sinal wi-fi ser? em toda a extens?o do evento, inclusive no cyber caf? ACESSA.com, onde estar?o computadores, para quem n?o possuir um dispositivo m?vel de acesso ? internet, e funcion?rios explicando e tirando d?vidas sobre os servi?os. Marcio Faria ainda lembra que o acesso wi-fi ser? disponibilizado n?o somente para usu?rios ACESSA.com, mas para toda Juiz de Fora.