• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade

    Zona da Mata tem 25 cidades em situação de emergência devido às chuvas Depois da chuva que caiu sobre Juiz de Fora na última quarta-feira, dia 4, foram contabilizadas 18 ocorrências, a maioria na região Sudeste

    Aline Furtado
    Repórter
    5/1/2012
    Muriaé

    A Zona da Mata é a região de Minas Gerais mais afetada pelas chuvas dos últimos dias. Segundo dados da Defesa Civil estadual, 71 cidades decretaram situação de emergência. Desse total, 25 são da Zona da Mata, além de Cataguases, que decretou estado de calamidade pública e aguarda análise do órgão.

    Além das 25, a região central contabiliza 15 municípios; o Rio Doce, 11; região metropolitana de Belo Horizonte, seis; Jequitinhonha e Sul, quatro cada; região Norte, três; Centro-Oeste, dois; e região Noroeste, um município.

    Na última quarta-feira, 4 de janeiro, mais cinco cidades passaram a integrar a lista, Patrocínio do Muriaé, Visconde do Rio Branco e Guaraciaba, todas localizadas na Zona da Mata; além de Moeda e Senador Modestino Gonçalves, na área central do Estado e no Vale do Jequitinhonha, respectivamente. Patrocínio do Muriaé, município localizado a 25 quilômetros de Muriaé, chegou a registrar 80% de área alagada.

    Na região, somente neste ano, foram contabilizadas quatro mortes provocadas pelas chuvas. Além da idosa atingida pelo deslizamento de uma encosta em Visconde do Rio Branco e do homem levado pelas águas em Ponte Nova, outros dois homens morreram em Guidoval, um enquanto estava abrigado em uma árvore e outro atingido pela inundação.

    Além das quatro mortes, este ano, na Zona da Mata, foram registradas uma em Belo Horizonte e mais duas, de dois taxistas, em Ouro Preto. Uma mulher de 74 anos continua desaparecida, desde o final do mês de dezembro, em Santo Antônio do Rio Abaixo, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em outubro do ano passado, um motoqueiro morreu ao ser atingido por um eucalipto em Reduto, também na Zona da Mata.

    Nova enchente em Miraí

    Na noite da última quarta-feira, 4, foi registrada nova enchente em Miraí, localizada a trinta quilômetros de Muriaé, provocada pelo temporal que caiu sobre o município entre 21h30 e 22h40. A cheia no rio Muriaé, em Miraí, provocou apreensão entre os moradores de Muriaé. Entretanto, como o nível do rio estava baixo, em torno de 1,60 metro, não houve inundação. Além disso, o nível de água do rio Preto também estava baixo durante a noite. Nesta tarde, o nível de água no rio Muriaé, no bairro Napoleão, havia baixado para 3,15 metros.

    Mais de 40% da população foi atingida em Cataguases

    Segundo informações da assessoria da Prefeitura de Cataguases, ao menos 30 mil, 42% dos 70 mil habitantes, foram afetados de alguma forma pelas chuvas. Nesta quinta-feira, 5, o ribeirão Meia Pataca encontrava-se acima do nível, causando o alagamento de cinco bairros e dois distritos. O abastecimento de água está prejudicado há três dias.

    JF tem 18 ocorrências

    De acordo com balanço da Defesa Civil de Juiz de Fora, a forte chuva que caiu sobre a cidade na última quarta, 4, resultou em 18 ocorrências, entre as 18h e as 11h desta quinta-feira, 5. As áreas mais afetadas foram os bairros da região Sudeste, Retiro, Alto Santo Antônio, Vila Ideal, Vila Olavo Costa e Tiguera. Na Rua Francisco Alves de Assis, no Retiro, duas casas foram destelhadas e uma outra foi atingida por escorregamento de talude. Os moradores foram abrigados na casa de amigos e parentes.

    Foram registradas, ainda, quedas de árvores no bairro Tiguera, o que comprometeu o abastecimento de energia; e na BR-267, no bairro Retiro. Ambas já foram retiradas. O fornecimento de energia foi restabelecido nesta manhã.

    Chuvas de moderadas e fortes na Zona da Mata

    De acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades localizadas na Zona da Mata mineira devem registrar chuva de moderadas a fortes nesta sexta-feira, dia 6, com possibilidade de trovoadas e rajadas de vento. Para o sábado, dia 7, o Inmet prevê aumento no acumulado de chuva, atingindindo as regiões da Zona da Mata, Leste e Centro do Estado. Entre sexta-feira, 6, e domingo, 8, a previsão é de que os termômetros oscilem entre 12º C e 27º C.

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.