Abandono em praça do Progresso gera insegurança nos moradores

Local teria virado ponto de tráfico de drogas. Falta de capina no espaço e em escada é um dos principais motivos das reclamações

Jorge Júnior
Repórter
24/4/2012
progresso

Há mais de um ano os moradores do bairro Progresso, em especial os residentes da rua Deputado Arlindo Leite, estão convivendo com a situação de abandono na única área de lazer da região. Com esse descaso, os vizinhos reclamam do local — que deveria ser utilizado para momentos de lazer — e teria virado um ponto de tráfico de drogas. "Tanto de dia, quando à noite, nos deparamos com os traficantes. Ficamos com medo de passar ali por causa desse problema", diz uma moradora do bairro, que preferiu manter a sua identidade preservada.

Em entrevista ao Portal ACESSA.com, ela destaca que só de passar no ponto, os moradores sentem-se intimidados. "Sempre que a minha sobrinha tem que passar por lá, nós descemos com ela, com medo do que possa acontecer", revela a cidadã, que afirma que todos os moradores da rua precisam passar pelo local, para ter acesso às demais ruas do bairro. Outro morador, que também não quis ser identificado, ressalta que os traficantes ficam no local o dia inteiro. "Apesar de nunca ter sofrido ameaças, tenho medo da reação deles, pois nunca sabemos qual pode ser."

De acordo o comandante da 70ª Companhia da Polícia Militar (PM), capitão Marcelo Monteiro de Castro, a PM realiza um trabalho comunitário em todo momento no bairro. "Pelo histórico do bairro Progresso, temos realizado uma repressão bastante qualificada e acentuada na região, cumprindo mandados de brusca e apreensão e, conseguido prender os envolvidos e as drogas", afirma. O comandante acrescenta que viaturas da polícia circulam rotineiramente no local. "Recebemos várias denúncias pelo telefone." Castro orienta que a população continue usando o Disque Denúncia Unificado, no número 181, ou a própria companhia, localizada na rua Américo Luz 443, no bairro Bairu.

Matagal

Além disso, a sujeira e o mato alto também incomodam a população. "É lixo espalhado pelo chão, os balanços que eram para as crianças utilizarem já estão quebrados e em mau estado de conservação. As quadras de futebol e de vôlei já não têm mais grama", conta a mulher. Com isso, a moradora relata que cavalos são comumente vistos na praça. "Eles vêm aqui para comer o mato."

O outro morador afirma que já entrou em contato inúmeras vezes com a Prefeitura, mas que quando é feita a capina, o mato não é retirado. Com a situação, além da praça, a escada que dá acesso à travessa Ribeiro de Abreu, está depredada. "Tem hora que não tem como passar pela escada de tanto mato. Além disso, temos receio de que algum traficante se esconda entre a folhagem."

Outra moradora conta que a passagem entre as vias está perigosa. "Em época de chuva está arriscado cairmos porque tem tanto mato, que às vezes não dá para andar." Ainda segundo ela, alguns degraus da escada estão quebrados.

Em resposta, o diretor de operações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Paulo Antônio Delgado, afirmou que a falta de recolhimento do fruto da capina pode ter sido um descuido, já que o caminhão que faz a coleta roda por toda a cidade. Delgado afirma que, ainda esta semana, uma equipe vai até ao bairro fazer a limpeza do local.

A assessoria da Secretaria de Obras do município, afirmou que vai encaminhar um engenheiro para verificar a situação da escada e efetuar o reparo ainda esta semana. Sobre a praça, o órgão disse que o local está incluído no processo de revitalização de praças da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), mas não há prazo para o início das obras.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Abandono em pra?a do bairro Progresso gera inseguran?a nos moradores