Ter?a-feira, 30 de outubro de 2007, atualizada dia 14 de novembro, ?s 13h00

Correios j? recebem cartas para o Papai Noel. Crian?as podem deixar seus pedidos nas ag?ncias de Juiz de Fora


Marinella Souza
*Colabora??o

Com o Natal chegando, as crian?as j? come?am a fazer seus planos e suas listinhas de presentes. Pensando nisso, os Correios desenvolveram uma maneira de realizar os sonhos dessas crian?as. Trata-se do Projeto Papai Noel dos Correios de Minas Gerais, que j? est? em sua 19? edi??o. Em Juiz de Fora, o projeto tamb?m ? realizado e, em 2004, das mais trezentas cartas que chegaram at? o dia 08 de dezembro, cerca de 132 cartas foram apadrinhadas.

Desde o dia 29 de novembro, as crian?as de at? 12 anos j? podem enviar suas cartinhas para o Papai Noel e nutrir esperan?as de terem seus pedidos atendidos. Em Juiz de Fora, o projeto ter? sua abertura oficial no dia 16 de novembro com a chegada do Papai Noel.

Nesse mesmo dia, os interessados em apadrinhar as crian?as podem procurar o estande dos Correios, que ser? montado na rua Mister Moore para receberem as orienta?es de como proceder.

De acordo com a representante do projeto em Juiz de Fora, Lucilene Oliveira , o projeto ? muito importante para as crian?as e seus padrinhos. "O projeto mant?m viva para as crian?as a imagem do Papai Noel e os que querem apadrinh?-las contam com um facilitador para a entrega", afirma.

Lucilene acrescenta ainda que os Correiros funcionam como mediadores de um sonho. "N?s atuamos como intermediadores entre o sonho da crian?a e a compra dos presentes pelos padrinhos", orgulha-se.

Segundo os coordenadores do projeto, desde sua cria??o em 1999, cerca de 150 mil pedidos j? foram atendidos em todo o estado, o que corresponde a 78% do montante de cartas que chegam ?s ag?ncias todos os anos. S? no ano passado, Juiz de Fora recebeu mais de seis mil cartinhas. Destas, 5,3 mil foram apadrinhadas, o que representa 80% de atendimento.

Como mandar a cartinha para o Papai Noel
Crian?as de at? 12 anos podem participar do Projeto, enviando uma cartinha ao Papai Noel. As correspond?ncias devem ser endere?adas ao Papai Noel e podem ser entregues em qualquer ag?ncia dos Correios no Estado e tamb?m nas caixas de coleta at? 7 de dezembro. Vale lembrar que as cartas n?o devem ser entregues aos carteiros. Ser? aceita apenas uma cartinha por crian?a.

*Marinella Souza ? estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora