Campanha do Agasalho

Por

N?cleo do Cidad?o de Rua
realiza Campanha do Agasalho

Rep?rter Luciana Mendon?a
14/06/99

A chegada do inverno pode ser agrad?vel para quem tem como se agasalhar do frio. Mas para quem vive nas ruas, a esta??o ? um problema. Para ajudar a estas pessoas, o N?cleo do Cidad?o de Rua Herbert de Souza est? promovendo a Campanha do Agasalho. Podem ser doados, al?m de roupas, cobertores e sapatos. Estudantes e professores de nove escolas particulares da cidade j? est?o colaborando, mas toda a comunidade est? sendo convidada a participar.

O N?cleo do Cidad?o de Rua ? um projeto da Associa??o Municipal de Apoio Comunit?rio (AMAC) e atua na cidade desde maio de 1997, junto ?s instala?es do Albergue Municipal. De acordo com a coordenadora do N?cleo, Regina Caelli, o Albergue costuma receber uma m?dia de 120 pessoas em cada pernoite, al?m daqueles que permanecem no local durante o dia. A entidade oferece alimenta??o, atendimento psicol?gico e alfabetiza??o. As pessoas t?m tamb?m atividades f?sicas, aulas de horticultura, reciclagem de papel entre outros trabalhos. Os assistentes auxiliam na marca??o de consultas pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS) e providenciam documenta??o para aqueles que n?o t?m.

Este ? o segundo ano que acontece a Campanha do Agasalho. Os col?gios participantes s?o o Granbery, Jesu?tas, Santos Anjos, Machado Sobrinho, Nossa Senhora do Carmo, Euclides da Cunha, Santa Catarina, Stella Matutina e Academia de Com?rcio. Regina Caelli conta que, al?m de solicitar doa?es, o grupo procura sensibilizar os estudantes para uma realidade diferente da que eles conhecem. ?O objetivo ? despertar a solidariedade dessas crian?as para o problema dos moradores de rua, marginalizados pela grande maioria da sociedade.?

Os interessados em colaborar podem entregar os agasalhos no N?cleo do Cidad?o de Rua, que fica na Rua Maria Perp?tua, 44, Bairro Ladeira, ou na sede da AMAC, na Av. Brasil, 1000, 3? andar. Al?m da colabora??o atrav?s de doa??o de agasalhos, qualquer pessoa pode tamb?m ligar para o N?cleo solicitando ajuda para aqueles que n?o t?m onde morar. O telefone ? 690-7540 e o atendimento ? imediato, no hor?rio de 8h da manh? ?s zero horas.