Terça-feira, 17 de julho de 2012, atualizada às 19h20

Implantação do cemitério vertical é retirada da pauta de reunião do Comdema

Andréa Moreira
Repórter
Cemitério Vertical

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema) retirou da pauta da reunião desta terça-feira, 17 de julho, a discussão sobre a concessão da licença prévia do projeto de instalação do cemitério vertical em Juiz de Fora.

O motivo da exclusão do assunto foi a decisão promulgada nesta segunda-feira, 16, pelo juiz da 6ª Vara Cível, Francisco José da Silva, em suspender o alvará para a construção. "Com a decisão do juiz a empresa Memorial Metropolitano Cemitério Vertical, responsável pela obra, não tem o título de propriedade. Então, com este novo fato não teria porque discutir a concessão de licença prévia", explica o superintendente da Agência de Gestão Ambiental (Agenda JF), Alexandre Carneiro.

Sobre a decisão mencionada pelo superintende da Agenda JF, o advogado da empresa, Áureo Fortuna, ressalta que ainda não pode se pronunciar sobre o assunto. "Oficialmente não temos conhecimento desta decisão. Ainda não tive acesso ao processo e ninguém foi intimado", esclarece.

O superintende da Agenda JF destaca, ainda, que caso a justiça impeça a construção do cemitério vertical, um novo projeto terá que ser iniciado. "Já fizemos um estudo ambiental para aquela área específica. Caso aquele terreno tenha algum impedimento, teremos que fazer outro projeto ambiental, para outra área", explica Carneiro. O terreno onde seria erguido o cemitério iria ocupar uma área de quase 70 mil metros quadrados, na rua Otília de Souza Leal, no bairro Marilândia.

Por e-mail, um dos líderes dos moradores da Cidade Alta, Luiz Cláudio de Almeida Santos, afirmou que a decisão do Comdema "é mais uma vitória dos moradores, que desde o início afirmam que este usucapião é fraudulento, além de outras irregularidades, que já constatamos."

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Implanta??o do cemit?rio vertical ? retirada da pauta do Comdema