Semana Nacional de Trânsito traz evento pioneiro para Juiz de Fora

O JF Games espera reunir cerca de sete mil pessoas no campus da UFJF. Confira a programação do evento, que ocorre em setembro

Nathália Carvalho
Repórter
14/8/2012
Lançamento Semana Nacional de Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, irá trazer diversas atrações para Juiz de Fora, que englobam as políticas de educação no trânsito. Entre elas, está o JF Games, evento esportivo pioneiro idealizado por praticantes de esportes radicais da cidade e que espera reunir cerca de sete mil pessoas no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A semana de trânsito é uma iniciativa da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset) em parceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra).

O lançamento oficial da programação do evento (confira) foi realizado durante a manhã desta terça-feira, 14 de agosto, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-JF) pela presidente da Comset, Cláudia Ferreira. Na ocasião, ela destacou a importância social do acontecimento e ressaltou as políticas públicas de mobilidade urbana da cidade. "Nosso objetivo é consolidar, cada vez mais, a vivência baseada em um trânsito seguro e de qualidade. A Semana Nacional de Trânsito é uma iniciativa para chamar a atenção da população a respeito da educação de pedestres e motoristas no trânsito", explica Cláudia.

A semana terá como tema a campanha Pedestre: Eu respeito! Respeito à faixa. Respeito à vida. O lema refere-se aos números que registram o aumento na incidência de acidentes no trânsito em Juiz de Fora, relembrados pelo secretário de transporte e trânsito, Márcio Gomes Bastos. Segundo o representante da pasta, entre maio e julho deste ano, foram registrados 180 acidentes apenas na avenida Rio Branco, contra 160 no mesmo período do ano passado. Os atropelamentos subiram de 14 para 17 também no local. "Precisamos reduzir esses números urgentemente e criar uma mudança de conscientização nas pessoas. O problema não está somente no aumento da frota de veículos ou tráfego intenso mas, também, na consolidação de uma luta conjunta de toda a sociedade que busca reduzir a curva indicativa de acidentes", explica o secretário.

Programação

A Semana Nacional de Trânsito terá início no dia 18 de setembro com o Fórum Mineiro da Comset, que acontecerá na sede do Serviço Social do Comércio (Sesc-JF), na avenida Rio Branco. O primeiro dia de evento será marcado por ações da comissão, além de palestras educativas sobre mobilidade urbana e trânsito.

Já no dia 19, haverá um encontro com representantes de supermercados, bancos e shoppings da cidade para tratar a respeito de vagas destinadas a deficientes nos estabelecimentos. Além disso, haverá arquibancada para crianças, reuniões com representantes das universidades e diretórios acadêmicos sobre excesso de velocidade e preservação da vida.

Nos dias 20 e 21, o evento segue no Parque Halfeld, onde haverá ações, como explicações sobre abordagem de surdos no trânsito, oficinas de esportes radicais, além de apresentações de coral, teatro e bate-papos coletivos entre os participantes. Ainda no dia 21, ocorre a apresentação do canil da Polícia Militar (PM).

O Dia Mundial sem meu carro, iniciativa que engloba a programação da semana, será no dia 22 de setembro, paralelamente a um passeio ciclístico na UFJF. Ainda será realizado o primeiro dia do JF Games, que ocorre no mesmo local, e segue até o dia 23, acompanhado por uma caminhada pela paz no trânsito e uma motoceata.

Já no dia 24, o evento segue com o lançamento da campanha: Pedestre: Eu respeito! Respeito à faixa. Respeito à vida, acompanhada de blitzen educativas. A solenidade de encerramento será marcada por entrega de prêmios no último dia da programação, 25.

JF Games

SkateRealizado pela primeira vez, o JF Games tem o objetivo de incentivar a prática esportiva na cidade. "Devemos lembrar os praticantes sobre a necessidade de tomar cuidado na hora de andar de skate nas vias, e tirar a prática das ruas e levar para um local seguro", explica Cláudia. Entre os esportes participantes, está o street skate, skate board, moutain bike e o slackline. A expectativa é de que sete mil pessoas compareçam às atividades, incluindo a presença de esportistas de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

As apresentações e competições serão em diversos pontos da UFJF e contarão com oficinas, shows, intervenções culturais e ações de combate às drogas. Para um dos organizadores do evento, Lucas Peixoto, é importante valorizar a cultura destas práticas esportivas e trazer a cidade como um expoente de projetos sociais. "Já temos esse projeto de incentivo ao esporte há cerca de três anos e agora temos a oportunidade de trazer a nossa responsabilidade social junto da população. Este é nosso primeiro passo e a intenção é dar continuidade e ampliar a iniciativa", explica.

Completando, o secretário de transporte lembrou que os números apontam que a faixa etária mais afetada pelas mortes no trânsito é a de adolescentes e jovens, o que sugere uma grande preocupação com este grupo. "É uma faixa etária produtiva, que pratica esportes e atua na sociedade. Não podemos continuar perdendo essas vidas, daí a importância da conscientização de ambos os lados", destaca.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Semana Nacional de Tr?nsito traz evento pioneiro para Juiz de Fora