Abastecimento de ?gua

O que muda com a implanta??o
da Rede Tronco Central

Rep?rter: Emilene Campos
22/03/2001

Voc? j? imaginou todo o aparato que ? necess?rio para que a ?gua chegue ? torneira de sua casa? Muitas vezes a gente s? se d? conta disso quando se depara com uma obra, como a constru??o da Rede Tronco Central (veja mapa abaixo). Considerada vital para o abastecimento de ?gua na cidade nos pr?ximos anos, a rede vai beneficiar, imediatamente, cerca de 130 mil pessoas das regi?es sul, centro e oeste de JF, de acordo com as estimativas da Cesama.

Os quatros mananciais de Juiz de Fora:
Ribeir?o do Esp?rito Santo, Po?o D'Antas e represas Jo?o Penido e dos Ingleses (S?o Pedro)

Apesar de sua import?ncia, a constru??o da RTC tem gerado v?rios transtornos, ? medida que os trabalhos avan?am. Mas as reclama?es sobre problemas no tr?nsito, poeira e barulho, decorrentes da abertura das galerias subterr?neas, devem cessar no in?cio de maio, nova data prevista para o t?rmino da obra.

Com a nova estrutura em funcionamento haver? um acr?scimo de 285 litros de ?gua por segundo na distribui??o de ?gua, cuja produ??o ? de 1.450 litros/s. Iniciada em maio do ano passado, a obra foi or?ada em quase R$3,8 milh?es. Setenta e cinco por centro desse valor foi financiado pelo Programa Estadual de Saneamento Ambiental Organiza??o e Moderniza??o dos Munic?pios (Somma). O restante foi arcado pela Cesama. A rede se estende da Avenida Brasil (pr?ximo ? ponte de Santa Therezinha) at? a Avenida Independ?ncia esquina com Rua Santo Ant?nio, totalizando 5,3 quil?metros de tubula??o. Segundo informa?es da Cesama, cerca de 80% do cronograma j? foi cumprido. Atualmente, os 30 oper?rios est?o trabalhando na Rua Esp?rito Santo.

Entrevista - Jean Kamil




Em entrevista exclusiva ao JFService, o diretor-presidente da Cesama Jean Kamil (foto) falou sobre o andamento das obras da RTC, a qualidade da ?gua em Juiz de Fora e campanhas de combate ao desperd?cio.


Como est? o andamento das obras da Rede Tronco Central? A obra ser? entregue no prazo previsto, ou seja, in?cio de abril?
Jean Kamil - A previs?o ? de que a obra seja finalizada no in?cio de maio. Houve um pequeno atraso para evitarmos maiores interfer?ncias no tr?nsito da cidade.

O que tem sido feito para amenizar estes transtornos?
Com esse tipo de obra n?o h? como n?o incomodar a popula??o. Foram realizados esquemas especiais de tr?nsito, entre outras provid?ncias para amenizar seu impacto. O importante ? que a popula??o se conscientize de que o transtorno ? por um tempo determinado, mas os benef?cios s?o para muitos anos.

At? quando o volume de ?gua produzido pela Cesama atender? a popula??o de Juiz de Fora?
Com os projetos que v?o ser executados a produ??o de ?gua ser? aumentada em 1050 litros por segundo at? 2010. E temos planos de aproveitamento da ?gua de Chap?u D'Uvas, Ribeir?o Estiva, Rio do Peixe que podem elevar este n?mero para 16 mil litros de ?gua por segundo.

A Rede Tronco Central resolve o problema da distribui??o mas o que tem sido feito para garantir a qualidade da ?gua consumida pelo juizforano?
A ?gua tratada pela Cesama ? de ?tima qualidade. Temos na cidade cinco Esta?es de Tratamento de ?gua: Dr. Jo?o Penido e Marechal Castelo Branco (Sistema Jo?o Penido), Walfrido Machado Mendon?a (Sistema CDI), S?o Pedro (Sistema S?o Pedro) e uma mini-esta??o no Po?o D'Antas. Al?m do tratamento que segue as normas do Minist?rio da Sa?de e da OMS, ?gua ? fluoretada. Al?m de passar por um rigoroso controle de qualidade, no qual s?o feitas an?lises de laboratorais diariamente.

E as a?es para conter o desperd?cio? Estima-se que, em todo o pa?s, o desperd?cio alcance 40% do total consumido. O juizforano faz parte desta estat?stica?
A Cesama realiza campanhas educativas contra o desperd?cio de ?gua principalmente nas escolas. S?o distribu?dos folders nos mutir?es da sa?de e escolas.

CONTA GOTAS

  • 8, 8 milh?es ? o n?mero de resid?ncias sem ?gua no Brasil, atualmente.
  • 27 ? o total de companhias estaduais de saneamento b?sico servem a 89 milh?es de pessoas em 3.823 munic?pios, o que corresponde a 72% da popula??o urbana do pa?s.
  • R$ 38 bilh?es ? o que se deve ser investido, at? 2010, para que a ?gua chegue ?s torneiras de todos os brasileiros.
  • 800 metros c?bicos ? o volume de ?gua consumido, em m?dia, por uma pessoa.
  • 1 bilh?o e 400 milh?es de quil?metros c?bicos de ?gua ? o que ONU estima que exista na Terra. Desse total, 97% est?, sob forma de ?gua salgada, nos mares e oceanos.
  • 8% ? o que o Brasil det?m do total de ?guas doces do mundo.
  • 1.450 litros por segundo ? o volume de ?gua produzido na cidade de Juiz de Fora. A represa Jo?o Penido ? respons?vel por 55% do abastecimento, seguido do CDI, 35% , S?o Pedro, 8% e Po?o D'Antas, 1%, po?os profundos 1%.
  • 99% ? a porcentagem da popula??o juizforana que tem acesso ? ?gua tratada
  • Fonte: Associa??o Brasileira de Concession?rias de Servi?os P?blicos de ?gua e Esgoto (Abcan), Ag?ncia Nacional das ?guas (ANA) e Cesama


    Arquivo
    geral