Terça-feira, 16 de outubro de 2012, atualizada às 15h

Operação comandada pelo Exército pretende fiscalizar materiais explosivos em MG

Da Redação
Explosivos

Uma operação conjunta denominada Forças de Minas foi iniciada nesta terça-feira, 16 de outubro, com o intuito de intensificar a fiscalização de produtos controlados, especialmente os materiais explosivos em todo o Estado de Minas Gerais.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds); pelo Exército Brasileiro, por meio da 4ª Região Militar; pela Polícia Militar (PM); pela Polícia Civil (PC); pela Receita Estadual e pelo Ministério Público Estadual (MPE), que irão fiscalizar empresas para reprimir a fabricação ilegal, o armazenamento inadequado e a falta de controle de explosivos.

De acordo com informações repassadas pela Seds, a operação conjunta é resultado do trabalho de uma comissão constituída em junho deste ano, quando foi traçado um mapa dos furtos de explosivos e das explosões de caixas eletrônicos, a partir do compartilhamento das informações das inteligências de todos os órgãos envolvidos. As áreas de atuação foram definidas como pontos prioritários desta primeira operação, já que o transporte e armazenamento de explosivos no estado são a raiz do problema da explosão de caixas eletrônicos.

As empresas receberão orientações e, eventualmente, haverá autuação e responsabilização dos infratores, com penas que vão desde a advertência até a cassação do registro de funcionamento. Aquelas que estiverem agindo em desacordo com a legislação poderão ser autuadas nas esferas administrativa, penal e tributária. De acordo com a Seds, a divulgação dos locais de atuação da operação e o consequente balanço a respeito de desempenho será disponibilizado ao final de cada dia de ação e não há previsão para término.

ACESSA.com - Opera??o conjunta pretende fiscalizar materiais explosivos em MG