Nova Sede da Fundação Ricardo Moyses Jínior

Por

Funda??o Ricardo Moys?s J?nior

Nova sede: mais vagas e conforto para as crian?as

Emilene Campos
09/11/2000

Quem v? Peterson Lucas Silva Casal (foto) saud?vel e com esse sorriso n?o imagina que ele passou h? poucos meses por uma opera??o para retirada de um tumor no est?mago. O problema foi detectado durante a gesta??o e, assim que ele completou tr?s meses, come?ou o tratamento nos hospitais de Juiz de Fora. Como reside em Pedra do Anta, cidade pr?xima a Vi?osa, Peterson e sua m?e, Sueli Silva Freitas, contaram com as acomoda?es e apoio psicol?gico da funda??o Ricardo Moys?s J?nior. ?Se n?o fosse a funda??o, teria perdido meu menino?, diz Sueli emocionada.

At? completar cinco anos, Peterson passar? por acompanhamento m?dico e receber? ajuda da institui??o que fornece, mensalmente, cesta b?sica, todos os medicamentos prescritos pelo oncologista e, a cada semana, uma sacola de frutas, legumes e verduras.

Apoio ? fundamental para quem luta pela cura de seu filho, mas muitas vezes n?o tem condi?es financeiras para isso. A empregada dom?stica Neide Helena do Nascimento sabe bem disso. Com o marido desempregado era muito dif?cil manter o tratamento de J?ssica da Silva, 8 anos. A situa??o ficava mais complicada ainda quando tinham que comprar rem?dios. At? que sua filha foi encaminhada ? institui??o pela m?dica Tereza Cristina Esteves. A menina foi cadastrada e passou a receber os alimentos e a medica??o periodiocamente. Sem falar que, por meio da institui??o, o pai de J?ssica conseguiu at? um emprego. O que resultou em maior tranq?ilidade para a fam?lia.



Em outros casos, s? ajuda material n?o basta. S?o necess?rias tamb?m palavras de carinho. Para Iara Gomes Pinheiro (foto), m?e de Tatiane, de 8 anos, isso ? o mais importante. ?O governo pode dar um rem?dio ou outro, mas n?o oferece um lugar para recrea??o das crian?as e para troca de experi?ncias com pais que passam pelo mesmo problema?, argumenta. A m?e de Walker Dornelas Caetano Cond?, de 5 anos, concorda com Iara. ?Aqui n?s acompanhamos os resultados das outras crian?as, isso d? for?a, principalmente para quem est? come?ando o tratamento?, enfatiza Valdelene Dornelas Cond? (foto abaixo).


Peterson, J?ssica, Tatiane e Walker fazem parte da turma de 120 crian?as assistidas pela funda??o. Al?m da garotada de Juiz de Fora, a entidade presta atendimento a pacientes de cidades da regi?o, como Espera Feliz, S?o Jo?o Nepomuceno, Al?m Para?ba, Itaocara, Manhua?u, Dores de Campos, Muria?, Vi?osa, Petra do Anta.

Assim como no caso de Peterson, a crian?a (e seu respons?vel) residente em outras cidades podem se beneficiar das instala?es da Ricardo Moyses J?nior, durante a fase de tratamento e interna??o. A funda??o ? mantida atrav?s da doa??o mensal dos 2.850 "padrinhos" e do dinheiro arrecadado no bazar, em bingos e jantares. (Saiba como colaborar.) Pela manh?, as crian?as v?o ao m?dico e, ? tarde, participam de atividades recreativas. Com a nova sede, localizada no bairro Cascatinha, o atendimento foi ampliado. Leia abaixo.

Nova sede conta com 40 leitos

Or?ada em aproximadamente, R$800 mil, a nova sede (rua Francisco Vaz de Magalh?es, 12) foi constru?da com o dinheiro arrecadado junto ? sociedade, num terreno doado pela Prefeitura de Juiz de Fora. N?o ? por acaso que a constru??o foi batizada como a ?Obra do Amor Solid?rio?. S?o mais de 2 mil metros de ?rea constru?da. O novo espa?o (foto) conta com sala de adolescentes, brinquedoteca, audit?rio com capacidade para 300 pessoas. Al?m de dez dormit?rios com quatro leitos cada. Na antiga sede, no bairro Santa Terezinha, havia apenas dois quartos.

H? tamb?m um consult?rio odontol?gico (que ainda est? sendo montado), cozinha industrial, refeit?rio e sala de volunt?rios. Uma alternativa que facilitou o acabamento do pr?dio foi o levantamento de custo por c?modo. Os c?modos foram apadrinhados e cada doador custeou do piso ? pintura das paredes. A obra, inaugurada dia 22 de outubro de 2000, durou cerca de 14 meses. Para homenagear aqueles que ajudaram a viabilizar projeto, foi afixado no hall da funda??o um painel com o nome das pessoas e empresas colaboradoras.

LEIA TAMB?M:


Arquivo
geral