Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

04/05/2000

ou?a a cr?nica
Hist?ria banc?ria de JF ? Cap?tulo 22
A primeira ag?ncia banc?ria a se instalar em Juiz de Fora foi a do Banco do Brasil, no ano de 1918. A institui??o representou uma esp?cie de baluarte da economia do pa?s, tendo ao seu lado a metralhadora inflacion?ria do Tesouro Nacional. No ano seguinte, o senhor Manoel Pascoal Dias Cardoso, estimado cidad?o portugu?s, fundou a Casa Banc?ria Dias Cardoso, que ali?s n?o teve muito tempo de vida. Em 1920, foi a vez do Banco Hipotec?rio e Agr?cola do Estado de Minas Gerais se instalar na cidade, sob a dire??o do senhor Ant?nio Teodoro Soares da Silva. Entre os muitos gerentes que lideraram e administraram a casa, esteve o governador Magalh?es Pinto. Outra institui??o que fez parte do cen?rio financeiro de Juiz de Fora foi o banco Pelotense, que veio logo depois, e foi um dos mais bem recebidos pelo cidad?o local. Por?m, o fracasso da entidade em ?mbito nacional interrompeu a caminhada que o agente financeiro vinha realizando no munic?pio. J? por volta de 1926, Juiz de Fora passou a sediar uma das ag?ncias do Banco Estrangeiro Bank of London and South America. Instalada na esquina da Rua Halfeld com a Avenida Rio Branco, no pr?dio do antigo Edif?cio Club Juiz de Fora, a ag?ncia foi, aos poucos, consolidando investimentos na cidade. Seu primeiro gerente foi o ingl?s Cyril Lynch, que em pouco tempo conquistou a simpatia dos uizforanos e, com isso, atraiu grandes neg?cios para a empresa.

ou?a a cr?nica
Jo?o Carri?o
Falar de cinema em Juiz de Fora ? lembrar de Jo?o Carri?o. Ele foi um dos maiores destaques da arte cinematogr?fica do munic?pio. Suas produ?es ganharam import?ncia na d?cada de 40, quando eram exibidas antes das sess?es de cinema, sempre lotadas. Os pequenos document?rios de Carri?o mostravam o carnaval, al?m de outras festas populares e eventos sociais de Juiz de Fora. Registros de visitas de pol?ticos importantes para o munic?pio tamb?m foram feitos por Carri?o. Um dos destaques da produ??o ? a filmagem da vinda de Get?lio Vargas a Juiz de Fora. Tamb?m apaixonado e envolvido com a vida pol?tica e filiado a PTB, partido de Vargas, Carri?o promovia com?cios para a classe oper?ria no saudoso Cinema Popular. Para homenagear o nosso cineasta, o anfiteatro, no segundo andar do antigo pr?dio da prefeitura, recebeu o seu nome. O espa?o tornou-se uma sala democr?tica de exibi??o de filmes. Produ?es de arte, de a??o, drama, suspense, terror e todos os estilos s?o exibidas, sempre com entrada franca, al?m das mostras homenageando grandes nomes do cinema nacional e internacional.

ou?a a cr?nica
Rua Engenheiro Bicalho
O doutor Francisco Bicalho foi diretor de obras de Juiz de Fora no ano de 1895, na gest?o do ent?o prefeito doutor Penido Filho. Respons?vel pela organiza??o de um plano de saneamento para todo o munic?pio, em substitui??o ao que foi elaborado anteriormente pelo engenheiro Howyan, ele foi homenageado e teve seu nome eternizado na Rua Engenheiro Bicalho, localizada no bairro S?o Mateus. O profissional destacou-se no cen?rio local porque, na ocasi?o em que elaborou o projeto de mudan?as do sistema de saneamento, havia grande rivalidade pol?tica. As disputas aconteciam entre o doutor Penido Filho, da gest?o a qual o engenheiro Bicalho pertencia, e seu antecessor, o doutor Francisco Bernardino, que foi o respons?vel pela contrata??o dos servi?os do tamb?m engenheiro Howyan. Os percal?os e as intrigas pol?ticas da ?poca acabaram colaborando com a consolida??o do trabalho de Francisco Bicalho. Tanto que ele ultrapassou as fronteiras do munic?pio e foi ocupar ainda o cargo de diretor de obras na capital mineira, Belo Horizonte, quando ent?o substituiu o doutor Aar?o Reis.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet