Manifestantes já estão na Câmara para a Audiência Pública

Com capacidade restrita para 150 pessoas no Plenário, aviso alerta para a superlotação. Fachada está repleta de cartazes com reivindicações.

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
11/07/2013


Por volta de 14h desta quinta-feira, 11 de julho, centenas de manifestantes começaram a chegar ao Parque Halfeld, onde foi realizada uma concentração na expectativa pela audiência pública que vai tratar do transporte coletivo em Juiz de Fora. A audiência foi marcada durante as negociações para que um grupo de cerca de 30 pessoas que invadiu a Câmara deixasse o local. A data foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional de Lutas, que acontece simultaneamente em todo o Brasil.

Tanto na porta quanto dentro do Palácio foram afixados cartazes alertando para a capacidade do Plenário. Há o medo de que a estrutura não seja capaz de suportar mais do que 150 pessoas. Funcionários da Câmara, com a ajuda de policiais militares e guardas civis fazem a triagem de quem optou por acompanhar a audiência de dentro do prédio. É necessário deixar o nome, número da carteira de identidade e um telefone de contato para poder entrar. Quem ficou do lado de fora também terá a oportunidade de acompanhar as discussões, já que um carro de som, equipado com um telão, está estacionado em frente à Câmara. Vários sindicatos e movimentos estudantis trouxeram faixas e cartazes, que estão sendo afixadas na frente do prédio. Muitos também carregam bandeiras, apitos e até mesmo megafones e instrumentos musicais.

Ao todo, 30 pessoas se inscreveram para falar 5 minutos cada, de acordo com o regimento interno da Câmara. Como vários vereadores e membros da Mesa, como o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, também devem falar, a expectativa é que a audiência seja longa.

Existe a possibilidade de os manifestantes seguirem em passeata após as discussões. A Polícia Militar (PM), que acompanha os protestos, já indicou que vai acompanhar o grupo, caso eles resolvam sair pelas ruas. Segundo o major Ulisses, cerca de 200 policiais militares estão de prontidão hoje. "Há vários PMs dissipados pela cidade. Desde cedo, eles já estiveram presentes em vários pontos. Onde há foco, as equipes estão se deslocando para o local, para dar garantias de que o movimento ocorra de forma pacífica e ordeira. Caso haja a intenção deles de sair pelas ruas, vamos acompanhar, fazendo as devidas intervenções no trânsito", explica.

ACESSA.com - Manifestantes come?am a chegar para a Audi?ncia P?blica

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!