Mais de 260 incêndios são registrados em Juiz de Fora

Só neste mês, o Corpo de Bombeiros atendeu 86 ocorrências na cidade

Lucas Soares
Repórter
23/9/2013
ACESSA.com

Cinquenta e sete incêndios em vegetações ou lotes vagos. Esse é o número de ocorrências registradas desta natureza pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar (4BBM), entre os dias 16 de setembro até esta segunda-feira, 23, às 17h30, com média de oito chamadas diárias na última semana.

Segundo a companhia, até setembro, a cidade já teve 262 ocorrências, sendo 86 só este mês. Durante todo o período de 2012, foram contabilizados 426 incêndios no município.

O clima mais seco, comum entre os meses de julho e outubro, somado aos intensos ventos, a baixa umidade e a estiagem, são fatores importantes que contribuem para o crescimento do número de incêndios nesta época. Para o o assessor de comunicação do 4BBM, o oficial Marcos Moreira Santiago, falta maior prevenção por parte da população. "Os dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável apontam que 90% dos incêndios em vegetação ou lotes vagos são ligados à ação humana. Isso mostra que a população ainda não está ecologicamente correta. Pontas de cigarro acesas jogadas em vegetação aberta, lotes sem capinas, rituais religiosos com uso de velas em locais impróprios são algumas das principais causas", afirma. As margens de rodovias, principalmente na Zona Norte, são os principais locais onde estão sendo registradas ocorrências, de acordo com o capitão. Uma unidade do Corpo de Bombeiros existe no bairro Santa Cruz, o que vem facilitando o combate naquela região.

Prevenção

Segundo os bombeiros, para evitar incêndios, é necessário que todos tomem precauções. Não jogar lixo na rua, em especial latas de metal, cacos e garrafas de vidro, que podem aquecer ao sol e dar origem às queimadas. Quem for acender uma fogueira, certifique-se de que o local está bem limpo e sem vegetação em volta, além de que a mesma deve ser feita em uma lareira ou à beira de rios. Se não for utiliza-la mais, apague-a e resfrie o material utilizado para acender. Os fumantes devem ter atenção com as pontas de cigarro lançadas em local com vegetação seca, principalmente em estradas e rodovias. Se for realizar alguma queima controlada para renovar a pastagem ou limpar alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio).

ACESSA.com - Mais de 260 inc?ndios s?o registrados em Juiz de Fora