Cuidados com fogos de artifício

Por

Cuidados com fogos de artif?cio Atendimentos nos hospitais da cidade em raz?o de queimaduras chegam a dobrar nos meses das festas juninas e julinas

Fernanda Leonel
Rep?rter
25/06/2007

Nem s? de fogueira, canjica e bandeirinha se faz uma festa junina. Infelizmente. Com a chegada da comemora??o de Santo Ant?nio, S?o Jo?o e S?o Pedro, os hospitais de Juiz de Fora tamb?m contabilizam n?meros de acidentes nada animadores.

A maior parte deles s?o conseq??ncia do mal uso de fogos de artif?cio. Esses efeitos bonitos, que alegram as festas de junho e julho, s?o os principais vil?es dos casos de queimaduras de segundo e terceiro grau na cidade, segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ).

De acordo com Marilho Tadeu Dornelas (foto), presidente da sociedade, as estat?sticas realizadas em 2005 e 2006 demonstram que o n?mero de entrada nos hospitais de Juiz de Fora, em raz?o de queimaduras, chega a dobrar nos dois meses comemorativos.

"O n?mero ainda ? grande, por dois motivos. O primeiro ? que as pessoas n?o observam as regras de vendas de fogos, e, vendem para crian?as, o que obrigatoriamente s? poderia ser manuseado por um adulto. Segundo porque o brasileiro teima em n?o seguir os manuais, em n?o ler atentamente o que manda a embalagem. Fogos s?o relativamente seguros, desde que usados corretamente", analisa.

Segundo o presidente da SBQ, a maior incid?ncia de queimaduras acontece na regi?o dos membros superiores, que ainda podem sofrer outros tipos de les?es, tamb?m comuns do uso indevido de fogos: a perda de parte ou de toda a m?o.

"Existe outras coisa que me preocupa muito. Essa tradi??o de que em festa junina, deve-se pular fogueira. Depois dos fogos de artif?cio, essa ? a segunda causa das ocorr?ncias em Juiz de Fora", diz.

Para quem se queimou, a dica do profissional ? simples: procure atendimento m?dico e molhe a parte do corpo que entrou em contato com o fogo. "Existe uma lenda que diz que molhar queimaduras d? bolha. Isso n?o tem nada a ver. A bolha aparece, se for para aparecer".

Marilho ainda ressalta que p? de caf?, ?leo de cozinha, pasta dental e outros agentes que costumam entrar em campo quando o assunto ? queimadura, em geral, podem piorar a situa??o e comprometer o caso.

Como evitar acidentes

Assim como o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, o assessor do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, Capit?o Marcos Santiago (foto), acredita grande parte das tristes estat?sticas poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem mais aten??o.

"A mistura de ?lcool e desrespeito ?s informa?es de seguran?a acabam formando os n?meros de aumento de acidentes nesta ?poca do ano", afirma.