Pol?cia Civil recebe equipamento de escuta telefínica simult?nea

Por

Pol?cia Civil recebe equipamento de escuta telef?nica simult?nea
Terça-feira, 27 de dezembro de 2011, atualizada às 19h

Polícia Civil recebe equipamento de escuta telefônica simultânea para até 30 números

Jorge Júnior
Repórter

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de dezembro, a Polícia Civil (PC) de Juiz de Fora recebeu um equipamento de escuta telefônica, que pode monitorar 30 canais de números fixos e celulares simultaneamente. O aparelho avaliado em R$ 18 mil foi comprado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade e entregue nesta manhã.

De acordo com o presidente da CDL, Vandir Domingos da Silva, o equipamento atente os anseios da PC. "Ele foi emprestado em regime de comodato durante o período de dois anos, com a possibilidade de ter o prazo renovado", diz. Segundo Silva, com o equipamento, a polícia terá mais segurança ao desenvolver as investigações.

O equipamento permite que, por exemplo, em casos de extorsão, o autor do crime possa ser rastreado pelas ligações realizadas. "No comércio, o equipamento vai ajudar na apuração de roubos e assaltos", explica o presidente. A aparelhagem entra em funcionamento imediatamente. Porém, a escuta telefônica só poderá ser feita mediante autorização da justiça, por meio de quebra de sigilo. No Estado, aparelhos semelhantes são utilizados em Belo Horizonte e em Conselheiro Lafaiete.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken