Mello Reis será sepultado nesta quinta-feira. Ex-prefeito lutava contra um câncer

Por

Quarta-feira, 24 de novembro de 2010, atualizada às 16h33

Mello Reis será sepultado nesta quinta-feira. Ex-prefeito lutava contra um câncer

Clecius Campos
Repórter

O corpo do ex-prefeito de Juiz de Fora, Francisco Antônio de Mello Reis, será sepultado nesta quinta-feira, 25 de novembro, às 11h, no Cemitério Parque da Saudade. Mello Reis está sendo velado no mesmo local, desde as 15h desta quarta-feira, 24. O ex-prefeito faleceu, aos 83 anos, na manhã desta quarta, no Hospital Nove de Julho. Ele lutava contra um câncer nos ossos há quase dois anos.

Mello Reis deu entrada no hospital às 11h30 da última segunda-feira, 22. Ele estava em tratamento clínico. Às 9h10 desta quarta, os médicos registraram o falecimento. A Prefeitura de Juiz de Fora decretou luto oficial de três dias no município.

Mello Reis foi prefeito de Juiz de Fora de 1977 a 1981, tendo o mandato prorrogado para 1983. As duas grandes obras que mudaram a principal via do Centro da cidade, a avenida Barão do Rio Branco, ocorreram durante seu mandato. O ex-prefeito foi responsável pela criação do canal de ônibus nessa via e pela transposição da linha férrea sobre ela, criando o Mergulhão da avenida Rio Branco. Mello Reis ainda reorganizou o sistema de transporte coletivo, reduzindo de 28 para sete o número de empresas operadoras. Em seu mandato ocorreu a instalação da Siderúrgica Mendes Júnior, a construção do acesso à nova BR-040 e foram iniciadas as obras do Terminal Rodoviário Miguel Mansur e do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Mello Reis ainda deu início à política de preservação do patrimônio histórico no município.

Além de prefeito, Mello Reis foi vereador de 1971 e 1975, deputado federal constituinte entre 1987 e 1991 e secretário de Estado da Indústria e Comércio entre 1991 e 1994. O último cargo político foi a direção do Museu Mariano Procópio de 2005 a 2008. Fora da vida pública, Mello Reis era formado professor de História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Depoimentos

"Melo foi um apaixonado por Juiz de Fora. Ele pensava na cidade o tempo todo, em como fazer a cidade crescer e melhorar. Em todos os cargos que ocupou, sempre pensou em nós, em Juiz de Fora, e sempre pensou grande e longe. Muitas das coisas mais importantes de Juiz de Fora hoje se devem à visão de longo prazo e a ousadia do Mello, como é o caso, por exemplo, da reforma da avenida Rio Branco, de todo o sistema de transporte coletivo, que até hoje basicamente é o mesmo concebido e executado na época da sua administração. A cidade fica a dever muitíssimo ao Mello, uma das pessoas mais ilustres da nossa história. Por mais que nós o homenageemos será pouco. Na memória, fica o reconhecimento de todos, o brilho, a honestidade, a integridade e a capacidade de Mello."

Custódio Mattos, prefeito de Juiz de Fora

"Foi um grande personagem da história política de nossa cidade. Soube honrar a figura do homem público na acepção da palavra. Foi empreendedor, tinha visão de futuro. Deixou inúmeros serviços prestados ao município. Um ser humano ímpar, que deixa muitas saudades."

Bruno Siqueira (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora

"Fui adversário político do ex-prefeito e o sucedi na Prefeitura, época em que tivemos lutas políticas bastante fortes. Mesmo diante do embate, fica o reconhecimento da pessoa correta, tranquila e serena que foi Mello Reis. Ele honrou sua condição de cidadão e de prefeito de Juiz de Fora. Apesar de termos sido adversários políticos, reconheço que ele fez bem para a nossa cidade. Além da reurbanização da Rio Branco, Mello Reis conseguiu atrair recursos bastante significativos para obras de saneamento e urbanização de bairros da cidade."

Tarcísio Delgado (PMDB), ex-prefeito de Juiz de Fora

Os textos são revisados por Thaísa Hosken