Quarta-feira, 8 de junho de 2016, atualizada às 17h56

Juiz de Fora ganha ciclorrotas a partir da próxima semana

Da Redação

Foi lançado nesta quarta-feira, 8, o projeto “BikeJF”, que propõe a sinalização de rotas cicloviárias em dez locais onde há a maior demanda de utilização por parte de ciclistas. O projeto prevê também a indicação de todas as vias cicláveis da cidade, com informações como declividade, fluxo intenso e periculosidade.

A ciclorrota, proposta inicialmente para a avenida Barão do Rio Branco, prevê a utilização de parte da pista de rolamento para a circulação de bicicletas, criando uma rota compartilhada com os demais modais. Para isso, utiliza-se sinalização vertical e horizontal direcionada a motoristas, ciclistas e pedestres, informando a existência dessa rota compartilhada. O objetivo é promover segurança e facilidade para os ciclistas que já utilizam as vias da cidade, conscientizar motoristas em relação à presença dos ciclistas nas vias e também reforçar a cultura ciclística. Os locais que receberão sinalização são: avenida Barão do Rio Branco, avenida Getúlio Vargas, rua Dom Silvério, rua São Mateus, rua José Lourenço Kelmer, rua Vitorino Braga, rua Santo Antônio, rua Francisco Bernardino, avenida dos Andradas e avenida Presidente Itamar Franco.

Segundo o prefeito Bruno Siqueira, o projeto surgiu a partir do resultado da Oficina de Avaliação da Demanda Cicloviária em Juiz de Fora, organizado pela Ong Mobilicidade e por outros ciclistas. “Com a Oficina, foi possível iniciar a identificação das principais rotas feitas pelos ciclistas da cidade e descobrir as principais ruas com potencial para serem utilizadas como ciclorrotas. A partir de então, foi feito um estudo pela Prefeitura sobre as declividades de todas as vias da cidade. Como complemento, também foram utilizadas tecnologias disponíveis online, como o Heatmap (Ritmap) produzido pelo aplicativo Strava, que é uma plataforma para quem utiliza bicicleta, marcando a rota realizada”.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, o Centro da cidade foi escolhido para a implantação da primeira fase do projeto devido ao alto fluxo de ciclistas, características topográficas e capacidade de atração. Dentro dessa região, rotas específicas foram selecionadas para receber sinalização vertical e horizontal demarcando as ciclorrotas. A sinalização a ser implantada compreende tanto o pedestre quanto o motorista, instruindo a convivência de ambos, promovendo a educação, o respeito às regras de trânsito e a priorização dos pedestres e também orientando as regras dos espaços de circulação na via, buscando mais segurança para o ciclista.

ACESSA.com - Juiz de Fora ganha ciclorrotas a partir da pr?xima semana

Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!