Terça-feira, 20 de janeiro de 2015, atualizada às 17h30

Juiz de Fora deverá ter internet sem fio gratuita nas praças

Jorge Júnior
Editor
coletiva

Juiz de Fora deverá ter 28 locais (imagem abaixo) com internet sem fio (Wi-Fi) com disponibilização gratuita. O programa JF+Digital foi anunciado na tarde desta terça-feira, 20 de janeiro, pelo prefeito Bruno Siqueira, durante coletiva de imprensa. "Nós vamos ofertar, por meio da iniciativa privada, 28 locais para essa parceira, em que a empresa poderá disponibilizar internet gratuita, de forma que a população tenha acesso à rede, promovendo o vínculo social, a inclusão digital, além de estimular que os juiz-foranos utilizem as praças da cidade", explica.

De acordo com o prefeito, os locais escolhidos são os de mais visibilidades na cidade. "Ainda não sabemos se vamos conseguir todos os pontos, mas pretendemos instalar o serviço no máximo de lugares possível", acrescenta.

O acesso será fornecido ao usuário no máximo duas horas diárias de conexão com a internet e 128 kbps mínimos de acesso por usuário. Ao se conectar, o cidadão será direcionado para uma página de acesso e, a partir dela, poderá acessar a página que desejar.

pontoConforme Bruno, para que o programa seja viável será feito um chamamento público, para que as empresas interessadas ofereçam o serviço, gratuitamente para a Prefeitura. O contrato de prestação de serviço será de 24 meses. "O edital será publicado amanhã [21 de janeiro, quarta-feira]. As empresas irão apresentar as propostas no dia 11 de fevereiro. Ainda não definimos uma data para que o sistema comece a operar. Vamos fazer algumas obras para que a empresa tenha capacidade de instalar os equipamentos no ponto, mas toda a tecnologia e aparelhagem para que a internet seja disponibilizada ficará a cargo das empresas vencedoras", diz.

Sobre a conexão, o prefeito destaca que a velocidade não poderá sofrer variações e a empresa deverá oferecer a garantia de banda tanto para download como para upload. "O serviço deverá funcionar 24 horas, durante os sete dias da semana, sem variação." Além disso, a página da Prefeitura deverá aparecer no início da navegação, após a página principal da empresa responsável.

Em contrapartida, a Prefeitura oferecerá identificação nas placas. O SSID de cada ponto será definido em conjunto com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (SSTI) da Prefeitura. "As empresas também poderão realizar um cadastro dos usuários, por questões de segurança."

No encontro, o chefe do executivo informou que também pretende implantar rede Wi-Fi dentro dos ônibus da cidade.

locais

ACESSA.com - Juiz de Fora dever? ter internet sem fio gratuita nas pra?as