Quinta-feira, 29 de dezembro de 2011, atualizada às 19h16

Chuvas causam aumento de três metros no nível do Rio Muriaé e alagamentos

Jorge Júnior
Repórter
muriaé

Devido às chuvas que caíram no município de Muriaé, na Zona da Mata, o rio da cidade atingiu um nível de elevação de cerca de 3 metros e 20 milímetros, acima do normal.

Com a subida da água, algumas ruas da parte baixa da cidade foram afetadas. De acordo com o secretário de obras de Muriaé, João Ceribelli, os bairros José Cirilo e Barra foram alagados. "Os bairros Napoleão e o Cardoso de Melo também foram afetados, mas a Defesa Civil providenciou o socorro na região e os moradores estão sendo atendidos."

Ainda segundo Ceribelli, até o momento, a água já baixou um metro na área em que nasce o rio. "O volume de água está diminuindo e a tendência é que, nas próximas 24h, o leito caia na faixa de um metro", prevê.

Previsão do Tempo

De acordo com o setor de meteorologia da PUC Minas, nas últimas 24h, choveu 58 mm em Muriaé. A previsão média para todo o mês é que as chuvas não ultrapassem 285 mm. Nesta sexta-feira, dia 30 de dezembro, o tempo deve ficar nublado com pancadas de chuvas, assim como nos próximos três dias.

muriaé muriaé
Ocorrências em Juiz de Fora

Vinte e duas ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Juiz de Fora, da zero hora da última quarta-feira, 28 de dezembro, até as 17h, desta quinta-feira, 29. Sete foram na Zona Leste; uma na Zona Oeste; duas na Zona Norte, quatro na região Sul; quatro na Sudeste e quatro na Zona Nordeste. Desses registros, cinco foram orientações preventivas, cinco escorregamentos, três ameaças de desabamento de muros de divisa, além de enxurradas, queda de árvores e ameaças de deslizamento. Com isso, desde o início das chuvas que começou na tarde da última terça-feira, 27, a Defesa Civil já registrou 112 ocorrências.

Ponte do Retiro

Na manhã desta quinta-feira, a ponte para pedestres no bairro Retiro, que também foi danificada, foi refeita para restabelecer o trânsito dos moradores da região, que ficaram ilhados no local na última quarta-feira, por causa do temporal. A Defesa Civil orienta que as pessoas fiquem atentas a qualquer situação de risco na região e no entorno. Além disso, caso o morador note alguma anormalidade, é aconselhável afastar-se das áreas e acionar a Defesa Civil.

Estragos em Minas Gerais

Os estragos provocados pelos temporais obrigaram mais quatro municípios de Minas Gerais a decretarem situação de emergência. No total, 41 cidades mineiras estão nessas condições. Só na Zona da Mata, são 12 cidades em alerta. Em Lima Duarte, pontes e estradas foram danificadas por causa da enxurrada do último dia 26. Na cidade de João Pinheiro, no noroeste do estado, foram registradas inundações. Na região central, os recentes municípios afetados foram Juatuba e Passabem, onde pontes e estradas estão destruídas. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 5.416 casas estão danificadas; 82 casas destruídas e 45 pontes destruídas. Além disso, 9.320 pessoas estão desalojadas; 391 desabrigadas; 32 indivíduos ficaram feridos, além de dois mortos. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas com as chuvas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 29.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

ACESSA.com - Chuvas provocam aumento no n?vel do Rio Muria? e alagamentos