Sexta-feira, 3 de janeiro de 2014, atualizada às 11h48

Coleta solidária de móveis e eletrodomésticos será implantada em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter
Lixo

Juiz de Fora contará, a partir deste ano, com um serviço de coleta de móveis e eletrodomésticos descartados pelo cidadão. Sancionada no último dia 2 de janeiro, a lei 12.904 prevê a implementação da política de coleta solidária deste tipo de material e destinação a pessoas de baixa renda. A doação será realizada a partir de um cadastro prévio de interessados em receber os donativos.

Em nota, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) afirma que está providenciando a estrutura necessária para realizar o trabalho dentro do prazo previsto em lei. O dispositivo tem até 90 dias para entrar em vigor.

A lei foi criada pelos vereadores José Márcio (Garotinho -PV) e Jucelio Maria (PSB). Jucelio explica que a intenção era propor uma forma educativa para o descarte correto deste tipo de material e, ao mesmo tempo, servir às pessoas que passam por dificuldades financeiras. "É uma lei que tem o propósito de estimular a solidariedade e orientar aos moradores a descartar estes objetos nos locais adequados. Em alguns lugares de Juiz de Fora, você percebe móveis descartados de forma inadequada", observa.

Outro fator que levou os vereadores a proporem foi a preocupação com o meio ambiente. "Esse projeto vai ao encontro da necessidade que as pessoas têm hoje de preservar o meio ambiente. A proposta foi bem recebida pelo Executivo e acredito que o Demlurb, que já realiza a coleta seletiva, é o órgão mais apropriado para implementar essa política."

Cadastro

A partir da disponibilidade dos meios já existentes, a lei determina que a Prefeitura estabeleça condições materiais e logísticas para o recebimento, armazenamento, triagem, classificação, adequação e distribuição dos donativos e materiais recolhidos. O encaminhamento dos materiais recolhidos às famílias necessitadas será feito mediante cadastro prévio e os que não estiverem em boas condições serão encaminhados às cooperativas de reciclagem.

ACESSA.com - Coleta solid?ria de m?veis e eletrodom?sticos ser? implantada em JF