Bancários fazem assembleia e podem votar pelo fim da greve nesta segunda-feira

Por

Banc?rios fazem assembleia e podem votar pelo fim da greve nesta segunda-feira
Segunda-feira, 26 de outubro de 2015, atualizada às 12h19

Bancários fazem assembleia e podem votar pelo fim da greve nesta segunda-feira

Mais de dois mil cachorros-quentes estão sendo distribuídos pelo Sindicato dos Bancários de Juiz de Fora nesta segunda-feira, 26 de outubro, em protesto pela morosidade e desrespeito da Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) durante a apresentação das propostas de negociação na última semana, em frente a Caixa Econômica da avenida Rio Branco. Conforme o secretário-geral do Sintraf-JF, Carlos Alberto Nunes, a federação marcou e desmarcou reuniões de negociação com o comando de greve durante vários dias.

"Tivemos que ficar em São Paulo sem respostas concretas durante toda a semana, com despesas extras e desgaste. No domingo, a reunião foi agendada para as 10h, sendo que eles compareceram às 13h. Foi total desrespeito com a categoria", afirma. As propostas apresentadas serão votadas nesta segunda em todo o país, através de assembleias gerais, sendo que no município a votação será às 18h.

O último banco que teve apresentação de acordo foi a Caixa Econômica, no último domingo, 25. Além dos reajustes de 10% para os salários, participação nos lucros e para o piso e o de 14% para os vales refeição e alimentação, já ofertados na sexta-feira (23), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, um dia após a assinatura do acordo, os trabalhadores, compensariam, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.

A nova proposta da Fenaban será apresentada e votada no 21º dia da greve, e, caso aprovada os bancos podem retomar as atividades na próxima terça-feira, 27 de outubro. "Mesmo com negociação difícil e com valores abaixo do previsto, a proposta é significativa pois mantém o modelo de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados", destaca Nunes.