Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011, atualizada às 16h20

Mostra de Cinema de Tiradentes discute as inquietações políticas presentes nos cenários social e cinematográfico

Aline Furtado
Repórter
13ª Mostra de Cinema de Tiradentes

A 14º Mostra de Cinema de Tiradentes, com abertura marcada para esta sexta-feira, 21 de janeiro, traz como temática Inquietações Políticas. O evento prossegue até o dia 29 de janeiro e é gratuito.

"Pretendemos abrir espaço para discussão das inquietações presentes nos cenários social e cinematográfico. A expectativa é muito boa. Pretendemos reunir um público de aproximadamente 30 mil pessoas, já que a mostra funciona como importante instrumento de formação, reflexão e exibição do cinema nacional", destaca a coordenadora-geral do evento, Raquel Hallack d’Angelo.

Ao todo, mais de 80 profissionais farão parte dos debates e discussões, a fim de promover a reflexão sobre a sétima arte produzida no país. Um dos pontos principais da mostra, que será realizado pelo terceiro ano consecutivo, é o Seminário do Cinema Brasileiro, que permite o debate sobre a produção brasileira contemporânea. Marcado para o dia 26, o encontro ocorre no Centro Cultural Yves Alves, por meio de uma parceria entre a Mostra Tiradentes e o programa Cinema do Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).

Com isso, para Raquel, o evento contribui de modo efetivo para que o circuito internacional de festivais sobre a produção nacional. "A produção cinematográfica refloresceu no Brasil, mas ainda sofre quando se fala em distribuição e circuito comercial. Por isso a importância de receber profissionais e curadores de festivais internacionais, que têm a oportunidade de conhecer a atual produção brasileira independente e, ainda, debater com os seus realizadores e produtores as expectativas e possíveis colaborações para difundir essa produção tanto no circuito de festivais quanto no mercado exibidor."

Ainda fazem parte do evento 12 debates, intitulados Encontro com a crítica, nos quais diretores e público terão oportunidade de debater acerca das obras exibidas na programação. Além disso, serão realizados cinco debates sobre a temática central desta edição da mostra, Inquietações Políticas, que deverão abordar, inclusive, os homenageados, o ator Irandhir Santos e o cineasta carioca Paulo Cezar Saraceni. Durante o evento, serão lançados o Guia dos Festivais 2011, a edição nº 53 da revista Filme e Cultura, além do livro Cinema de Garagem – Um Inventário Afetivo Sobre o Jovem Cinema Brasileiro do Século XX!, de Dellani Lima e Marcelo Ikeda.

Presenças

Entre os nomes que já confirmaram presença no evento estão o curador da Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, na França, Benjamin Mirguet; o membro do comitê de seleção do Festival de Locarno, na Suíça, Agnès Wildenstein; o programador do Festival Internacional de Cine Independiente de Buenos Aires, Fernando Chiappussi. Na lista de presenças confirmadas também estão o diretor do Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, em Portugal, Américo Santos; o representante da distribuidora teuto-americana Figa Films, Eduardo Raccah; a representante do programa Cinema do Brasil, Rachel Monteiro; e o produtor e crítico de cinema, Leonardo Mecchi.

Cinema sem Fronteiras

Na edição deste ano, a mostra inaugura o Cinema sem Fronteiras 2011, espaço que irá receber toda a infraestrutura que sediará a programação. Ao todo, serão três espaços de exibição: o Cine-Praça, no Largo das Fôrras, que tem capacidade para mais de dois mil espectadores; o Complexo de Tendas, que sedia a instalação do Cine-Tenda, com 700 lugares; além do Cine-Teatro, que funciona no Centro Cultural Yves Alves e tem capacidade para 150 espectadores. 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken