Juiz de Fora terá N?cleo do Idoso ainda no primeiro semestre de 2015

Por

Juiz de Fora ter? N?cleo do Idoso ainda no primeiro semestre de 2015
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015, atualizada às 17h35

Juiz de Fora terá Núcleo do Idoso ainda no primeiro semestre de 2015

Uma reunião na manhã desta segunda-feira, 9 de fevereiro, envolvendo a Polícia Civil (PC) e a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal de Juiz de Fora definiu a criação de um Núcleo da PC exclusivo para atendimento à terceira idade, previsto para o primeiro semestre deste ano. Na ocasião, também foi divulgado o relatório atualizado de Estatística e Análise Criminal das ocorrências com pessoas com mais de 60 anos, com dados do período entre 2011 e 2014. Não houve crescimento significativo de ocorrências. 

De acordo com o delegado adjunto do Quarto Departamento, Marcos Vinícius Paiva Silva, os homens continuam sendo as principais vítimas. Ainda segundo o delegado, grande parte da violência é praticada por vizinhos, familiares e agregados: crimes contra patrimônio – furtos e estelionatos e contra a vida – ameaças e lesões corporais. Daí a necessidade de ações preventivas, para evitar a repetição das ocorrências, aliado ao atendimento personalizado.

A reunião contou com a presença dos vereadores Rodrigo Mattos (PSDB), Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT), Julio Gasparette (PMDB), José Emanuel (PSC) e Vagner de Oliveira (PR), sendo os quatro últimos membros da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos dos Idosos, além dos deputados estaduais Isauro Calais (PMN) e Noraldino Junior (PSC), ex-vereadores.

A delegada regional Sheila Oliveira explicou que a criação de delegacias especializadas não está liberada, o que gerou a opção pelo Núcleo, que também possibilita atendimento diferenciado. Ela espera pelo funcionamento de parcerias com faculdades de Psicologia e Assistência Social, em função da complexidade de cada caso.

As principais ocorrências revelaram que as agressões contra as mulheres aumentaram (7,1%), apesar do número de vítimas do sexo masculino continuar 3% maior. No primeiro semestre dos últimos quatro anos, os idosos foram vítimas principalmente de furto (2113 ocorrências), ameaça (112), estelionato (549), dano (549), lesão corporal (312), vias de fato/agressão (296) e roubo (161). A ordem não muda quando da análise integral entre 2011 e 2013.

A concentração de ocorrências por local, no primeiro semestre dos quatro anos, mostra o Centro com 594 (10.9%), seguido por São Mateus 201 (3,7%), Santa Luzia 150 (2,8%), Manoel Honório 105 (1,9%), Altos dos Passos 96 (1,8%), Benfica 96 (1,8%), Ipiranga 89 (1,6%) e Granbery 85 (1,6%), entre outros.

Não há indicativos de que a taxa de vitimização está diretamente associada ao nível de escolaridade. Os mais diversos crimes atingem grupos sociais distintos. Da mesma forma constatou-se que na maior parte das ocorrências a vítima não tem relação com autor.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Juiz de Fora.