Sexta-feira, 05 de dezembro de 2008, atualizada ?s 10 h

Hemominas faz campanha de Natal para evitar tradicional queda de doa?es nesta ?poca do ano



Marinella Souza
*Colabora??o

A partir do dia 10 de dezembro j? ser? poss?vel ver espalhados no com?rcio e em pontos estrat?gicos de Juiz de Fora cartazes com os dizeres:"Neste Natal doe vida: milhares de pacientes esperam por um presente que s? voc? pode dar. Doe sangue." Trata-se da Campanha Solid?ria de Natal do Hemocentro Regional da cidade.

Segundo a integrante da equipe de capta??o, Rosani Martins a id?ia ? aproveitar o esp?rito de solidariedade que invade as pessoas nesta ?poca do ano para fazer o apelo.

"Nesta fase as pessoas acabam se esquecendo de fazer as doa?es e este ? um presente que n?o custa nada e pode fazer muitas pessoas felizes. N?o s? o paciente, mas a fam?lia tamb?m fica feliz", diz.

Rosani conta que durante o per?odo de festas de fim de ano e f?rias h? uma queda de cerca de 30 % nas doa?es. "As festas e as f?rias sempre afastam os doadores, ainda mais com essa chuva. Em rela??o ? sangue tudo interfere", lamenta.

Al?m dos cartazes, alguns spots ser?o veiculados nas principais emissoras de r?dio da cidade e coletas externas est?o programadas para os dias 12 e 13 de dezembro em Barbacena.

A expectativa ? de que com a campanha as pessoas se sensibilizem para a import?ncia da doa??o e compare?am ao Hemocentro Regional de segunda a sexta das 7 h ?s 18 h e aos s?bados de 8 h ?s 11 h. Dessa forma, espera-se manter o fluxo ideal de 150 doadores por dia durante o per?odo mais cr?tico do ano.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF