IPTU terá reajuste de quase 7% em 2017

Cálculo segue variação do IPCA; pagamento à vista poderá ser feito até fevereiro

Bruno Caniato
*Colaboração
29/12/2016

O valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) em Juiz de Fora sofrerá um aumento de 6,99% no ano que vem. A decisão foi decretada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e publicada nos Atos do Governo nesta quinta-feira, 29 de dezembro.

Segundo o texto do decreto, o reajuste é correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apurada entre dezembro de 2015 e novembro de 2016 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor do IPTU inclui a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS), para imóveis edificados, ou a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (CCSIP), para lotes vagos.

A partir de 9 de janeiro, o contribuinte poderá consultar informações sobre o imposto no site da Prefeitura; os carnês para pagamento serão entregues pelos Correios até o dia 3 de fevereiro. O pagamento efetuado à vista até o dia 10 de fevereiro terá desconto de 8% sobre o total. O valor também pode ser dividido em dez parcelas, cada uma com vencimento até o dia 10 de cada mês, começando em março.

As informações sobre o pagamento do IPTU 2017 também poderão ser esclarecidas presencialmente de segunda a sexta, das 8h às 18h, nas unidades do Espaço Cidadão, localizadas nos seguintes endereços:

  • Espaço Cidadão Norte
    Av. Inês Garcia, nº 357 - Benfica
  • Espaço Cidadão Sul
    Rua Porto das Flores, nº 270 - Santa Luzia
  • Espaço Cidadão Oeste
    Av. Presidente Costa e Silva, nº 1800 - São Pedro
  • Espaço Cidadão Nordeste
    Rua Santa Terezinha, nº 172 - Santa Terezinha
  • Espaço Cidadão Centro
    Av. Barão do Rio Branco, nº 2234 - Centro

*Bruno Caniato é estudante de Jornalismo da UFJF

ACESSA.com - IPTU ter? reajuste de quase 7% em 2017