Quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, atualizada às 8h35

Alistamento militar on-line está temporariamente suspenso em JF

Da redação

O alistamento militar on-line está temporariamente suspenso devido a problemas no sistema. De acordo com a assessoria da Prefeitura, o candidato deve comparecer à Junta de Serviço Militar (JSM), localizada na Avenida Brasil, 560, Centro. Para quem reside no exterior, será necessário comparecer aos consulados ou embaixadas do Brasil.

Os documentos obrigatórios para efetivação do alistamento são: original e cópia da certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, nacional de habilitação/CNH ou de trabalho); comprovante de residência; foto 3x4 recente; e cadastro de pessoa física/CPF. No alistamento, a Junta informará a data em que o cidadão deverá retornar para apresentação na seleção geral ou dispensa do serviço militar.

O alistamento é obrigatório, e o não cadastro pode acarretar multa, que varia de acordo com os dias em que o candidato deixou de se alistar, além do não recebimento do comprovante de inclusão na reserva militar. A falta do documento impossibilita que o jovem participe de concursos públicos, obtenha passaporte, título de eleitor ou realize matrículas em escolas e faculdades públicas. O prazo encerra em 30 de junho.