Dom Gil lança Campanha da Fraternidade em Juiz de Fora

Campanha tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir e permanece até o Domingo de Ramos

Lucas Soares
Repórter
20/02/2015

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, 20 de fevereiro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, explicou os objetivos e as metas propostas para a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade e lema Eu vim para servir (Mc 10,45).

De acordo com o arcebispo, a mensagem da campanha é direta. "Nós vivemos em uma sociedade muito egoísta, em que as pessoas pensam apenas em trabalhar para ter alguma vantagem para si próprios. A pessoa humana não pode viver assim, ela só pode encontrar o sentido de viver enquanto ela serve o outro, enquanto ela sente necessidade do outro, sobretudo do pobre, do pequeno, daquele que está padecendo na sociedade. A Campanha da Fraternidade é importantíssima para toda a sociedade, não só os católicos. Ela convida você a pensar o que pode fazer em benefício aos outros seres humanos, baseando nessa palavra de Cristo, "eu vim para servir"", diz.

Ouça a música oficial da Campanha da Fraternidade 2015.

A campanha teve início na última Quarta-feira de Cinzas, 18 de fevereiro, e permanece até o Domingo de Ramos, no dia 29 de março. Nesta data, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, quando todo o dinheiro arrecadado nas missas de toda a arquidiocese serão repassados para atividades caridosas. "A Igreja não é uma sociedade fechada, ela quer sempre recordar que está aí para servir. Nós dialogamos e queremos aumentar esse diálogo, para unir forças e vencer os grandes desafios que destroem e ferem a humanidade", explica.

Anualmente, a Campanha da Fraternidade busca chamar atenção para aquilo que vem se tornando ou pode se tornar um problema para a humanidade. "Nós somos um órgão de serviço, sem um objetivo estritamente religioso. A campanha é contra o egoísmo, em favor dos pobres, aqueles que estão excluídos pela sociedade", comenta.

Durante os dias de campanha, acontecerão celebrações internas em todas as 90 paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora, além de trabalhos nas vizinhanças e bairros. No dia 1º de março, domingo, Dom Gil fala da primeira grande ação deste ano. "Nós vamos reunir os jovens na Capela de Nossa Senhora de Fátima, na Cidade Alta, e sair em Via Sacra até o Morro do Cristo. Ano passado foram mais de cinco mil jovens envolvidos na caminhada", comenta o arcebispo.

ACESSA.com - Dom Gil lan?a Campanha da Fraternidade em Juiz de Fora