Operação da PC e Receita fiscaliza o comércio de Juiz de Fora

Operação Mais Segurança, do Governo de Minas, visa a proteção ao consumidor durante as compras do final de ano

Eduardo Maia e Lucas Soares
Repórteres
19/12/2013

Polícia Civil

A Polícia Civil (PC) realiza uma operação nesta quinta-feira, 19 de dezembro, para fiscalizar o comércio no Centro de Juiz de Fora. São 50 policiais envolvidos com mandados de busca em 13 locais, para apreensão de produtos contrabandeados, falsificados, ofensivos à saúde do consumidor e também para averiguar a situação fiscal dos estabelecimentos junto à Receita Estadual. A ação faz parte da Operação Mais Segurança, do Governo de Minas Gerais, em vigor no período do final do ano. Uma coletiva para divulgar um balanço desta operação está prevista para a tarde desta quinta-feira.

Segundo o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, o delegado Rogério de Melo Franco Assis Araújo, o "objetivo maior é a presença maciça dos policiais civis no Centro da cidade, que são aptos a identificar os autores e retirá-los do convívio social", explica.

A ação também conta com um estande instalado no parque Halfeld, para oferecer informações sobre o trabalho da Polícia e dicas para garantir a segurança à população durante as compras. "A população terá acesso a diversas informações, desde os procedimentos de autoproteção para as pessoas que vivem numa cidade com o porte de Juiz de Fora, além de folders explicativos da Polícia Civil, do Disque Denúncia, da Lei Maria da Penha, trânsito, entre outros", afirma. O estande funcionará até sábado, 21 de dezembro, de 9 às 18h.

Polícia Civil Polícia Civil

Balanço

De acordo com a delegada da PC, Sheila Aparecida Pedrosa Melo Oliveira, nos 13 estabelecimentos fiscalizados, o conteúdo de material apreendido encheu dois caminhões. "São itens de origem duvidosa, por isso vamos esperar a perícia. Se confirmado que são falsificados, os proprietários dos estabelecimentos serão penalizados criminalmente e a Receita Estadual ir[a aplicar as penalidades fiscais", afirma.

Dicas para realizar as compras de fim de ano com mais segurança

1) Só retire dinheiro nos caixas eletrônicos quando se sentir seguro e guarde-o, imediatamente, ainda dentro do estabelecimento bancário. Não saia contando dinheiro na rua.

2) Nunca mostre dinheiro em público, principalmente em bares, restaurantes, lojas, cinemas, etc.

3) Evite deixar bolsas, carteiras ou compras sobre balcões, cadeiras ou em locais de fácil visualização e acesso para serem furtados.

4) Não leve consigo grande quantidade em dinheiro vivo. Nessa época todos sabem que as pessoas saem de casa para as compras com mais dinheiro do que o comum. Por isso, evite correr riscos e faça compras mais seguras com seu cartão de crédito e débito.

5) Carteiras, bolsas ou sacolas de compras devem ser transportadas junto ao corpo e do lado de dentro da calçada.

6) Procure caminhar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito. É mais fácil perceber a aproximação de veículos suspeitos.

7) Não entre em lojas muito cheias para evitar aglomerações. As ações de marginais são facilitadas nesses locais.

ACESSA.com - Opera??o da PC e Receita fiscaliza o com?rcio de Juiz de Fora