Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, atualizada ?s 17h45

Prazo para regularizar t?tulo de eleitor est? terminando. Moradores de Coronel Pacheco podem fazer regulariza??o em JF


Thiago Werneck
Rep?rter

Mais de um milh?o de eleitores, de 174 munic?pios mineiros, t?m at? esta ter?a-feira, dia 04 de dezembro para regularizar o t?tulo de eleitor. Os moradores de pequenas cidades do estado, com at? 27 mil moradores, s?o convocados pela Justi?a Eleitoral para renovar o documento para evitar fraudes nas elei?es municipais de 2008.

Na Justi?a Eleitoral de Juiz de Fora est? sendo feita a regulariza??o dos eleitores de Coronel Pacheco, ?nica cidade que pertence ? Zona Eleitoral de JF, que teve os moradores convocados pela justi?a. Na Zona da Mata, tamb?m t?m que regularizar sua situa??o cidades como Rio Novo, Ressaquinha, Erv?lia, Br?s Pires, Desterro do Mello, Guarani, Argirita, Senador Firmino e Merc?s.

No caso de Ressaquinha e Desterro, por exemplo, a regulariza??o ? feita em Barbacena. Em Argirita, os eleitores devem ir at? Leopoldina e Br?s Pires at? a cidade de Senador Firmino. No site do Tribunal de Justi?a Eleitoral de Minas Gerais voc? confere os munic?pios que fazem parte da lista e tamb?m confere onde fica a zona eleitoral ? qual sua cidade pertence.

Puni?es e documentos necess?rios
Quem n?o fizer recadstramento pode ter o t?tulo de eleitor cancelado. Os documentos necess?rios s?o carteira de identidade e um comprovante de resid?ncia dos ?ltimos 12 meses, al?m do t?tulo de eleitor. O principal motivo desse recadastramento ? evitar transfer?ncias de endere?o irregulares de eleitores para um munic?pio com o qual n?o possuem qualquer v?nculo previsto em lei.