Alunos mostram o que aprenderam durante o festival

Por

Alunos mostram o que aprenderam durante o festival Concertos de orquestras e outros grupos formados por alunos apresentam o resultado das oficinas do 19? Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga



Fernanda Fernandes
Rep?rter
23/07/2008

Os ?ltimos dias do 19? Festival de M?sica Colonial Brasileira e M?sica Antiga, organizado pelo Centro Cultural Pr?-M?sica s?o dedicados ? apresenta??o de alunos. Mas engana-se quem pensa que os concertos s?o exerc?cios que atraem apenas a fam?lia dos estudantes.

V?rios grupos t?m alto n?vel de qualidade e conferir seus trabalhos ? uma ?tima oportunidade de conhecer repert?rio diferenciado.

? frente da Orquestra Colonial desde o primeiro ano do festival, o maestro S?rgio Dias se diz satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido em Juiz de Fora.

"Imaginar quantas centenas de jovens passaram por aqui nesses anos, quantas obras in?ditas tocamos e a conscientiza??o de tantas pessoas quanto ? import?ncia dessa m?sica do passado, um repert?rio quase desconhecido, ? de uma alegria e de uma responsabilidade muito grande", diz o maestro.

Para este ano, ele escolheu uma das obras mais importantes do padre Jos? Maur?cio Nunes Garcia, o R?quiem composto em 1816. H? refer?ncias hist?ricas de que o compositor escreveu m?sica para a missa de morte da rainha D. Maria I e de sua pr?pria m?e. Como ambas morreram no mesmo ano, n?o se sabe certamente a quem a obra ? dedicada.

Al?m da orquestra, a obra conta com quase 60 vozes do Coro Colonial, regido por M?rio Assef (foto). "Neste ano tivemos participa??o maci?a no coro de alunos de v?rias ?reas. Estou especialmente contente e vejo que o grupo conseguiu uma maturidade bem maior para fazer esta pe?a de grande porte", avalia.

Outro grupo de canto que garante qualidade ? o Madrigal do Festival, comandado por Homero Magalh?es Filho. Isso porque boa parte dos cantores participa do evento assiduamente h? anos, incluindo o pr?prio professor M?rio Assef e o regente da Camerata Pr?-M?sica Vinicius Mariano de Carvalho.

O grupo toca pe?as pouco conhecidas do p?blico em geral, como Unsere Tr?bsal de Johann Ludwig Bach, tio do expoente Barroco Johann Sebastian Bach. Este garimpo de preciosidades inclui Adoramus te, Christe, pe?a que era atribu?da a Mozart at? bem pouco tempo, mas recentemente descobriu-se que o verdadeiro autor ? Quirino Gasparini.

O ponto alto do Madrigal, entretanto, ? a cantata Jesu meines Lebens Leben, de Dietrich Buxtehude, que ter? acompanhamento de instrumentos. O repert?rio se completa com Christe adoramus te, de Claudio Monteverdi, e Remember not, Lord, our offences, de Henry Purcell.

Estr?ia de peso

Atuando pela primeira vez como regente da Orquestra Sinf?nica do Festival, o maestro Jo?o Maur?cio Galindo trouxe para Juiz de Fora a experi?ncia de atua??o ? frente da Orquestra Jovem do Estado de S?o Paulo.

Para ele, o cuidado com o repert?rio ? essencial para n?o provocar traumas. Se a pe?a for muito dif?cil, os adolescentes podem n?o estar preparados, at? mesmo fisicamente, correndo o risco de provocar les?es e tendinite. Ao mesmo tempo, as obras escolhidas n?o podem ser f?ceis demais, porque o desafio move o jovem.

Resolver este dilema ? a especialidade de Galindo (foto abaixo), que trouxe em sua mala partituras suficientes para escolher o que fosse mais adequado ao perfil que encontrasse entre os alunos desta edi??o e promover uma verdadeira aula a cada ensaio.

Entre as pe?as selecionadas est? uma sinfonia de Boccherini, que traz a disciplina do estilo cl?ssico, e a dificuldade do primeiro movimento da terceira sinfonia de Schubert. O maestro tamb?m julga importante tocar uma obra moderna, como uma su?te de Hindemith escrita para uma orquestra de estudantes na d?cada de 1960.

Neste passeio por v?rios estilos musicais, Galindo escolheu ainda uma pe?a de Milhaud, chamada Brazileira. Trata-se de um samba escrito por um franc?s, que viveu no Brasil na d?cada de 1930, quando conheceu Villa-Lobos e foi influenciado por ele.

A obra foi composta para piano e ganhou orquestra??o do pr?prio Galindo, elaborada nos ?ltimos dias especialmente para o n?mero de participantes e instrumentos da Sinf?nica do Festival.

Galindo procura desmistificar ambiente e m?todos da m?sica cl?ssica em seu programa Pergunte ao Maestro, na R?dio Cultura FM. Com o mote "Tudo o que voc? sempre quis saber sobre m?sica, mas tinha medo de perguntar", ele responde ?s quest?es de ouvintes, todos os dias ?s 10h, ?s 16h e ?s 21h. O programa pode ser ouvido pela internet, a partir do site da TV Cultura.

E n?o ? s? de adolescentes que s?o feitas as apresenta?es do fim de semana. Ver a garotada tocando violino a partir dos tr?s anos ? capaz de mexer com a sensibilidade de gente de todas as idades. ? tamb?m um programa de fim de f?rias divertido para toda a fam?lia.

Como a Orquestra de Crian?as, a Banda Sinf?nica do Festival toca um repert?rio mais conhecido e traz instrumentos t?picos das bandas de m?sica, como saxofones, bombardinos e requinta. Veja a programa??o dos concertos no quadro abaixo.