Jubileus Sacerdotais em Assunção

Dom Gil Dom Gil 21/08/2017

O dia 15 de agosto destaca-se na Igreja por celebrar a Assunção de Maria. Tal dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII em 1950, confirmando como verdade indefectível a fé sempre praticada pelos cristãos, desde os primeiros tempos, a respeito do privilégio da Virgem de Nazaré, concebida sem o pecado original, em previsão dos méritos de Cristo, assunta aos céus, sem passar pela corrupção da morte.

Associando esta solenidade litúrgica ao mistério sacerdotal que tem como missão apontar as realidades eternas, muitas ordenações e outras festas vocacionais têm sido realizadas nesta festiva data.

Temos a alegria de registrar, neste ano, o cinquentenário de ordenação sacerdotal de Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Metropolitano de Mariana, ordenado presbítero a 15 de agosto de 1967, pela Arquidiocese de Vitória - ES. Natural de Fundão, naquele mesmo Estado, veio à luz dia 14 de março de 1942. Eleito por São João Paulo II, foi ordenado bispo a 31 de maio de 1984, nomeado para Bispo Auxiliar de Vitória. Em 23 de novembro de 1990, foi eleito primeiro Bispo de Colatina, Diocese recém-criada. Em 2002, vai para Vitória da Conquista, na Bahia, como Arcebispo, sendo transferido em 2007 para Mariana, Sede Primaz de Minas Gerais. Dom Geraldo comemorou seu jubileu de ouro sacerdotal com uma grande romaria a Aparecida, da qual participaram quase todos os padres e muitas centenas de pessoas vindas das numerosas paróquias da Arquidiocese marianense. Dia 15 de agosto celebrou em sua sede, na Igreja de São Pedro dos Clérigos, a data jubilar numa memorável liturgia.

O jubilando é especialista em Liturgia, formado, com louvor, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, em Roma, e tem prestado bons serviços nesta área e em outras, seja na CNBB, seja no Celam (Conferência Episcopal Latino Americana). Foi Presidente da CNBB nos anos de 2007 - 2011. Na Santa Sé, foi nomeado por Bento XVI como membro da Comissão para a América Latina.

Dom Geraldo Lyrio sucede na Cátedra Marianense ao inolvidável Dom Luciano Mendes de Almeida, que atuou como Pastor naquela Igreja de 1988 até seu falecimento, ocorrido dia 27 de agosto de 2006, quando contava 75 anos de idade. Também ele tem raízes religiosas na festa da Assunção, emitindo seus votos perpétuos na Companhia de Jesus aos 15 de agosto de 1954. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, entrou para a Companhia de Jesus aos 17 anos. Depois dos estudos em Roma, tendo superado o Curso de Teologia e o mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, foi ordenado padre no dia 5 de julho de 1958.

Em Juiz de Fora celebramos, no corrente ano, nesta mesma data, os 25 anos de sacerdócio de Padre Luís Antônio Baldi Fávero, ordenado presbítero a 15 de agosto de 1992, pelas mãos de Dom Clóvis Frainer, que havia assumido, naqueles dias, a missão de arcebispo nesta Arquidiocese, sendo Pe. Luisinho o primeiro padre a ser ordenado por ele nesta Igreja Particular juiz-forana.                   

Nascido a 3 de maio de 1964, em Juiz de Fora, tem prestado muitos e bons serviços à Igreja local, seja como Pároco em várias paróquias, seja como Professor de Liturgia no Seminário Santo Antônio, seja como administrador, tendo exercido, por vários anos, o cargo de Ecônomo Arquidiocesano. Atualmente exerce seu sacerdócio em Goianá, dirigindo, com solicitude, a Paróquia de Santo Antônio. Tem o dom de escrever e tem publicado muitos livros, com variedade de assuntos, desde a vida de Santo Antônio até poesias de muito bom gosto.

Depois de celebrar sua festa jubilar em diversas paróquias por onde passou em sua trajetória presbiteral, a celebração mais festiva se deu no dia exato de 15 de agosto, às 8 horas manhã, na sua matriz paroquial, em Goianá, com a presença deste Arcebispo, do Arcebispo Emérito de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, 12 padres e a Igreja repleta de fiéis.

A todos eles cumprimentamos com ardor, levantando muitas ações de gracas a Deus, Nosso Senhor, por estas vidas escolhidas e ofertadas ao Altíssimo, como operários de sua messe.

ACESSA.com - Jubileus Sacerdotais em Assun??o