CCBM dar? curso gratuito de teatro para iniciantes

Por

Quinta-feira, 16 de abril de 2009, atualizada ?s 18h22

CCBM dar? curso gratuito de teatro para iniciantes


Clecius Campos
Rep?rter

Est?o abertas as inscri?es para o curso de teatro do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). S?o oferecidas 25 vagas. At? o pr?ximo dia 24 de abril, atores iniciantes maiores de 16 anos poder?o se inscrever. Os interessados devem procurar a secretaria do CCBM, preencher um formul?rio de inscri??o, apresentar curr?culo e comprovar pelo menos uma experi?ncia em artes c?nicas. As aulas come?am no dia 5 de maio.

De acordo com uma das coordenadoras do curso, Car? Rezende, a comprova??o de passagem pelo palco vai ajudar a selecionar os atores. "Pessoas que j? se apresentaram na escola, na igreja ou no bairro podem se inscrever. Declara?es de entidades, cartazes, panfletos ou recortes de jornais servem como comprovante", diz.

O curso dura cinco meses e ser? realizado nas noites de ter?as e quintas. Na programa??o est?o previstas aulas te?ricas de hist?ria do teatro, dramaturgia, figurino, cen?rio, ilumina??o, al?m de atividades pr?ticas. "Apesar de ser uma forma??o b?sica, para atores iniciantes o curso ? bem completo. O objetivo ? trabalhar o corpo, a voz e o intelecto dos atores. Ensin?-los a pensar e refletir as artes c?nicas", explica Car?. Ser?o dadas ainda no?es de teatro de rua e de palco, al?m do papel social da dramaturgia.

A coordena??o espera um resultado positivo dessa primeira turma. A inten??o, segundo Car?, ? dar continuidade ao projeto, atendendo a mais atores iniciantes. "Este curso vai ajudar a formar novos artistas da cidade e melhorar a produ??o teatral local."

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes