Terça-feira, 10 de outubro de 2017, atualizada às 18h53

Manifestantes contra aumento da passagem desocupam Câmara Municipal

Da redação

Manifestantes contrários ao aumento da passagem de ônibus em Juiz de Fora desocuparam a Câmara Municipal por volta das 17h desta terça-feira, dia 10, após horas de diálogo com o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), com o líder do Governo, Zé Márcio (PV) e com o vereador Betão (PT). A ocupação iniciou às 21h da última segunda-feira, 9, depois que manifestantes voltaram às ruas para protestar contra o aumento da passagem de ônibus urbano para R$ 3,10. O novo valor começou a valer neste domingo, 8.

Todos os documentos solicitados pelos manifestantes foram entregues pelos parlamentares como, cópia do contrato da última licitação, planilha de cálculo tarifário, além de todo o mapeamento do transporte coletivo de Juiz de Fora. 

Acompanhado de Zé Márcio, Betão e Antônio Aguiar, o vereador Rodrigo Mattos deu uma coletiva no saguão do Palácio Barbosa Lima por volta das 17h informando que foi agendada uma reunião para a próxima quarta-feira, dia 18, às 10h30, na sede da secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) com representantes do movimento, de professores da UFJF - que vão ajudar a analisar os documentos – vereadores e representantes do Executivo.

Durante a coletiva, Mattos frisou o longo diálogo promovido com os manifestantes e garantiu que não houve nenhum incidente ou depreciação do patrimônio público porque a manifestação foi democrática e pacífica. Disse, ainda, que discorda da ocupação porque todos os documentos solicitados pelos manifestantes são públicos e de livre acesso para qualquer cidadão de Juiz de Fora. “Já que houve a ocupação, fizemos de tudo para que o impasse fosse resolvido o mais rápido possível. 

Serviços voltam a funcionar

O serviço de emissão de carteiras de trabalho e identidade, Fiscaliza JF, Engenharia Popular, Polo de Mediação de Conflitos e Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) voltam a funcionar normalmente nesta quarta-feira, dia 11, e retornam na segunda-feira, dia 16. Nos dias 12 e 13, quarta e quinta-feira, param devido ao feriado. Cerca de 300 atendimentos deixaram de ser realizados nesta terça por causa da ocupação, uma média de cem carteiras de identidade e 50 de trabalho, além dos outros serviços.

Moções de Aplauso

Após a desocupação do plenário, funcionários do Palácio Barbosa Lima preparam o plenário para a realização da Sessão Solene de entrega de moções às vencedoras da seleção do concurso realizado pela Casa de Cultura Evailton Vilela. O evento está marcado para as 19h e será presidido pelo vereador Rodrigo Mattos.


Com informações da Câmara Municipal

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.