• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Terça-feira, 7 de novembro de 2017, atualizada às 14h33

    Nova sede da UAI é oficialmente inaugurada no Shopping Jardim Norte

    Da redação

    Foi inaugurada, na manhã desta terça-feira, 7 de novembro, a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no Shopping Jardim Norte, no bairro Mariano Procópio. As instalações foram apresentadas às autoridades pelo gerente local da UAI, Carlos Ramos. No primeiro dia de funcionamento do serviço, na segunda-feira, 6, cerca de 700 atendimentos foram realizados. Porém, o número deve aumentar nos próximos dias, já que, por enquanto, estão indisponíveis as emissões de carteira de trabalho e de passaporte, devido instabilidades nos sistema da Polícia Federal e do Ministério do Trabalho.

    Com as atividades normalizadas, a expectativa é que o setor atenda entre 900 e mil pessoas diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A UAI passa a funcionar na Alameda de Serviços do Shopping Jardim Norte, na entrada pela Rua Henrique Burnier.

    O vice-prefeito, Antônio Almas, ressaltou a facilidade de acesso ao Shopping Jardim Norte por parte da população de Juiz de Fora e de cidades vizinhas da Zona da Mata, especialmente porque o empreendimento está localizado ao lado da rodoviária e é atendido por dezenas de linhas de ônibus urbanos. "O grande valor é a gente colocar o cidadão em primeiro lugar. E cidadão em primeiro lugar significa facilitar sua inclusão em todos os momentos de sua vida."

    O chefe da Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs em Minas Gerais, Itamar Debossan, também lembrou que a nova sede da UAI vai facilitar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelos poderes municipal, estadual e federal. Debossan divulgou que a UAI realiza o atendimento de 3,5 milhões de pessoas por ano nas 31 unidades espalhadas pelo estado. "Isso significa que 35% da população de Minas é atendida pelas UAIs. Setenta por cento das carteiras de identidade no estado são feitas dentro das UAIs".

    A ACESSA.com entrou em contato com a Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e aguarda retorno sobre previsão para a normalização dos serviços.

    O serviço

    A UAI é um equipamento do Governo do Estado de Minas Gerais que reúne serviços de vários órgãos, como Polícia Civil, Sine-MG, Cemig, Receita Federal, Cohab, Ministério do Trabalho e Polícia Federal. Entre os serviços oferecidos pela UAI estão a emissão de Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade e passaporte; requerimento de seguro-desemprego; intermediação de mão-de-obra para emprego formal além de diversos serviços da Cemig e Detran. Também são ofertados serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), como cadastro de visitas e credenciamento de visitantes para as unidades prisionais, atestado de antecedentes criminais e entrevista com o Serviço Social do órgão.

    Câmara Municipal

    No Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara de Juiz de Fora os serviços de emissão das carteiras de Trabalho também estão paralisados. A suspensão se deve a uma atualização no sistema de emissão do Ministério do Trabalho que foi hospedado na infraestrutura da Dataprev. A expectativa é de que os serviços de emissão se normalizem na próxima sexta, 10, podendo ser prorrogado este prazo.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.