Sexta-feira, 5 de dezembro de 2014, atualizada às 14h48

Casa do Pequeno Jardineiro doará mudas de plantas não convencionais

Cumbiu

Neste sábado, 6 de dezembro, a Casa do Pequeno Jardineiro montará um estande na feira do Dia Agroecológico, que será realizado das 8 às 18h na Faculdade de Educação da UFJF. O evento criará uma roda de conversas sobre experiências de Economia Associativa, Produção Orgânica e Agroecológica da região.

No local, serão comercializadas mudas de plantas medicinais, ornamentais e de condimentos produzidas nas estufas da Casa do Pequeno Jardineiro, na Barreira do Triunfo. As mudas de plantas não convencionais serão doadas.

As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) vem ganhando terreno entre os adeptos de uma alimentação mais saudável e também caíram no gosto de chefes culinários que utilizam as iguarias em pratos diferenciados. A novidade chegou à Casa do Pequeno Jardineiro (CPJ) em junho de 2013, através de um projeto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Algumas delas são ainda comuns na culinária brasileira. Entre as mudas fornecidas pela Casa do Pequeno Jardineiro estão a azedinha (tipo de alface), o cumbiu (fruto da amazônia assemelhado a um tomate), o peixinho, folha que feita à milanesa lembra o gosto de peixe, o ora-pro-nóbis, o mangarito, o jambu (responsável pela dormência provocada pelo pato no tucupi), a taioba, bertalha, jacá do pé (usada em saladas e para fazer polvilho), a araruta, o cará do ar e o cara de São Tomé (cará da terra), inhame, chuchu do vento ou maxixe do reino (típico da América do Sul, mas com mais influência no Peru), serralha, almeirão de árvore, entre outras.

A iniciativa já favorece cerca de 20 agricultores locais com a distribuição de mudas. Carlos Eduardo Rezende Werner e Lis de Oliveira Santos Lima fazem parte desta rede. Proprietários do sítio Terra Mãe, em Penido, distrito de Juiz de Fora, cultivam desde agosto deste ano dois hectares de terra para as plantas não convencionais. As primeiras mudas para o plantio foram fornecidas pela Casa do Pequeno Jardineiro. Além de participar da feira ecológica promovida pelo Mogico – Monte de Gente Interessada em Cultivo Orgânico, é realizado um trabalho de entrega em domicílio para cerca de 15 residências semanalmente.

Para saber mais sobre a ação, basta entrar em contato pelo telefone (32) 3690-7945 ou no site da AMAC.

ACESSA.com - Casa do Pequeno Jardineiro doar? mudas de plantas n?o convencionais