Segunda-feira, 15 de janeiro de 2018, atualizada às 18h52

Polícia Civil divulga balanço das ações durante 2017

Da redação

A Polícia Civil de Minas Gerais divulgou nesta segunda-feira, 15 de janeiro, um balanço com número de operações, prisões e apreensões realizadas no ano de 2017 no âmbito do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora (4º DEPPC). A unidade abrange as Delegacias Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Muriaé e Viçosa, bem como suas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs).

De acordo com a delegada Regional de Juiz de Fora, Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira, só as ações da 1ª Delegacia Regional de Juiz de Fora culminaram em 527 pessoas presas ou apreendidas registradas nos Eventos de Defesa Social pela Polícia Civil na área da regional.

Segundo ela, entre esses resultados, está a maior apreensão de drogas sintéticas feita, até hoje, na cidade, realizada no dia 9 de fevereiro de 2017, com apreensão de 22 mil pontos de LSD, 3.500 comprimidos de ecstasy e 1,6 quilos do princípio ativo desta droga, conhecido como "MD". A delegada também informou sobre a atuação das delegacias Especializadas, entre elas, da Delegacia Especializada de Antidrogas (DEA), que realizou ações que culminaram em 150 pessoas presas e apreendidas no ano passado.  Além do trabalho desenvolvido pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e de Homicídios (DEH) - que alcançou o índice de apuração de 82,5%. “Foram 44 mandados de prisões cumpridos pela Delegacia Especializada de Homicídios e 11 menores apreendidos”, disse, ressaltando a relevância dos serviços prestados pela DEAM, contribuindo para o aumento de denúncias de mulheres vítimas de violência doméstica.

A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DERR) também desencadeou 12 operações policiais, que resultaram em 46 pessoas presas e apreendidas. Já sobre os Núcleos, a autoridade policial explicou que “houve uma demanda de denúncia muito maior em 2017 em relação ao Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais. Em 2016 foram 240 de denúncias, já em 2017, 335. Atribuímos isso à efetividade do trabalho. As pessoas fazem as denúncias ou mesmo visitam a Delegacia e os policiais vão até o local, fazem a verificação – se precisar é chamada a perícia – e esse procedimento é encaminhado à Justiça”, explicou, complementando que no Núcleo de Atendimento ao Idoso foram efetuados 1.053 atendimentos e cerca de 258 mediações.

A unidade responde administrativamente por 18 Delegacias, sendo que 11 delas funcionam em Juiz de Fora, e as demais estão em São João Nepomuceno, Bicas, Rio Novo, Matias Barbosa, Rio Preto, Lima Duarte e Mar de Espanha. A Delegacia Regional também possui os seguintes Núcleos: de Atendimento ao Idoso e de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais.

4º Departamento

Conforme informações do Chefe do 4º Departamento, delegado-geral Carlos Roberto da Silveira Costa, de janeiro de 2017 até dezembro do mesmo ano, foram realizadas mais de 380 operações na área do Departamento, resultando em 2.181 pessoas presas ou apreendidas registradas pela Polícia Civil nos Eventos de Defesa Social no âmbito do 4º DEPPC. Entre as prisões efetuadas, houve um aumento de 28% no ano de 2017 em relação ao ano de 2016 – que foram 1.703.

Segundo ele, as Delegacias de Polícia Civil do 4º Departamento, incluindo os cinco plantões regionalizados, instauraram no ano passado 30.574 procedimentos de Polícia Judiciária, entre eles, autos de apreensão e prisão em flagrante, TCO’s, inquéritos por portarias, entre outros. Já a quantidade de apreensões de drogas efetuadas pela Polícia Civil descritas nos Eventos de Defesa Social registrados nas cidades subordinadas ao 4º DEPPC foi de 487. “53% de aumento em relação à quantidade de apreensões de 2016 - que foram 318”, enfatizou.

O Delegado ainda comentou sobre a quantidade de armas de fogo apreendidas pela Polícia Civil descritas nos Eventos de Defesa Social registrados na área, que foram 74, bem como a quantidade de veículos apreendidos, um total de 269. “Crescimento de 37% das apreensões efetuadas pela Polícia Civil em relação ao ano de 2016, com 196 apreensões”, explicou.

O Departamento responde por 86 municípios da Zona da Mata mineira.