mat?ria em audio mat?ria em audio

Doa?es de sangue mant?m m?dia de 2005 Com per?odo de f?rias, a tend?ncia ? diminuir estoque de sangue


Guilherme Oliveira
*Colabora??o
02/01/2007
doador de sangue Juiz de Fora contou com 28.875 doa?es de sangue no ano de 2006 e, mesmo assim, manteve a m?dia de 2005. O n?mero de doadores foi considerado satisfat?rio pela dire??o do Hemominas, mas a inten??o em 2007 ? de que o n?mero de doadores cres?a e beneficie a popula??o da cidade e regi?o, j? que o Hemominas abastece 56 hospitais em 31 cidades.

Em 2006 foram 36.937 candidatos ? doa??o, mas com o processo de triagem rigoroso, esse n?mero de doa?es n?o foi poss?vel. Pessoas que n?o estejam em condi?es perfeitas de sa?de n?o podem doar.

Foto do Gerente t?cnico Para o m?dico e gerente t?cnico do hemominas, Sebasti?o dos Santos Avelar (foto), o resultado foi satisfat?rio. "Tivemos um intenso trabalho. Se compararmos com a situa??o geral do pa?s e do estado de Minas Gerais que houve uma queda acentuada conseguimos manter o estoque regular sem sobressaltos. Abastecemos toda a nossa rede", diz.

Segundo o Minst?rio da S?ude, no Brasil, 1,8% da popula??o doa sangue. De acordo com estudos da Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS), para manter os estoques regulares ? necess?rio que 3% a 5% da popula??o doe sangue regularmente.

Import?ncia da doa??o no per?odo de f?rias

Foto da Coordenadora do Hemominas Na ?poca de f?rias, como boa parte da popula??o est? viajando e a ocorr?ncia de acidentes de tr?nsito nas estradas aumenta, a tend?ncia ? a de que os estoques de sangue sofram baixas, al?m das pessoas que precisam da doa??o durante todo ano.

"Pedimos que nesses meses de f?rias as pessoas continuem comparecendo porque o n?mero de pacientes que est?o na fila de cirurgia, que precisam de transplante mant?m o mesmo o ano inteiro. Quem precisa de sangue agora, precisa em todo o ano", faz o apelo a coordenadora do Hemominas, Andr?a Magalh?es Nicollato (foto).

Foto da Coordenadora do Hemominas

O ideal ? que ocorram 150 doa?es por dia. Segundo Andr?a, a popula??o est? come?ando desde cedo a conhecer a import?ncia da doa??o de sangue. Algumas campanhas s?o realizadas com crian?as a partir de 10 anos de idade. "Vamos manter palestras nas escolas com o projeto "Doadores do futuro". O projeto tem dez anos e colhe os frutos agora. Trabalhos como o "Trote Solid?rio" e coletas externas ( em outras cidades) tamb?m fazem parte do trabalho para conseguir mais adeptos", conta.



Seja voc? tamb?m um doador

* Entre as exig?ncias para se tornar um doador est?o:

  • Ter idade entre 18 e 65 anos
  • Ter peso acima de 50 quilos
  • N?o ter tido hepatite ap?s os 10 anos de idade
  • Ter e estar com boa sa?de
  • N?o ter doen?as sexualmente transmiss?veis
  • N?o ser usu?rio de drogas
  • O Hemominas fica na Rua Bar?o de Cataguases s/n e funciona de segunda a sexta-feira de 7h ?s 18h e aos s?bados de 8h ?s 11h30
    O telefone ? o 3216-3000.