Terça-feira, 27 de fevereiro de 2018, atualizada às 18h15

Parque da Lajinha vai receber R$ 40 mil em recursos de compensação ambiental

Da redação

Cerca de R$ 40 mil serão destinados para implementação de melhorias no Parque Natural Municipal da Lajinha, em Juiz de Fora. A destinação do valor para o parque foi aprovada em reunião da Câmara de Proteção da Biodiversidade do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), em Belo Horizonte. Estiveram presentes no evento, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMA) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O montante foi adquirido por meio de compensação ambiental referente ao processo de licenciamento da Votorantim Metais, para a execução do cercamento da área do estacionamento da Unidade de Conservação. A intervenção promoverá maior controle de entrada de pessoas; o aumento da condição de segurança; e permitirá uma definição mais exata do fluxo de visitantes; entre outros benefícios.

A princípio, a verba não seria direcionada a Juiz de Fora, visto que as compensações, em geral, são destinadas ao fundo estadual para regularização fundiária. No entanto, mediante a apresentação do material relativo ao Parque da Lajinha, demonstrando a importância desta Unidade de Conservação, a destinação do recurso foi aprovada pelo Copam.

De acordo com o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), a Compensação Ambiental é um mecanismo para contrabalançar os impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental no momento da implantação de empreendimentos. Em Minas, a Deliberação Normativa Copam nº 94 (12/04/2006) estabeleceu diretrizes e procedimentos para aplicação da compensação ambiental de empreendimentos considerados de significativo impacto ambiental.

O parque

O Parque da Lajinha possui aproximadamente 86 hectares, em sua maioria com vegetação nativa, sendo 10% desta área de acesso ao público. O local conta com coreto, bonde, quiosque, viveiro de plantas, lago, cachoeira, trilhas e jardins, que compõem a diversidade de atrativos naturais para o lazer ativo e contemplativo.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.