C?meras do Olho Vivo já registraram mais de 70 ocorrências

Por

C?meras do Olho Vivo j? registraram mais de 70 ocorr?ncias
Quinta-feira, 11 de setembro de 2014, atualizada às 11h19

Câmeras do Olho Vivo já registraram mais de 70 ocorrências

Vinte e sete pessoas já foram conduzidas à Delegacia da Polícia Civil; Monitoramento contribui para a captura de criminosos em flagrante e também indiretamente

Eduardo Maia
Repórter

As câmeras do programa Olho Vivo já flagraram 73 ocorrências desde o início do seu funcionamento, no dia 10 de julho, até a manhã desta quinta-feira, 11 de setembro. Neste período, 27 pessoas foram conduzidas à Delegacia por envolvimento em crimes contra o patrimônio (furtos, arrombamento a veículos e residências e pichações), uso e tráfico de drogas, e porte de armas de fogo nas áreas monitoradas.

Na madrugada desta quinta-feira, 11, um homem de 23 anos foi preso na rua Santa Rita, no Centro de Juiz de Fora, após uma tentativa de assalto a duas pessoas que passavam pelo local. Por volta das 2h40 da manhã, ele exigiu que lhe passassem o celular e as ameaçou com uma faca. Ao flagrar a movimentação suspeita nas câmeras, o Copom acionou a viatura mais próxima, que chegou ao local enquanto o criminoso tentava fugir. Ele foi encaminhado à Delegacia de Plantão e o flagrante foi ratificado.

De maneira indireta, as câmeras também contribuíram para capturar os envolvidos em dois crimes nos últimos dias. Um deles ocorreu na rua São Sebastião na última terça, 9. Três homens, de idade entre 20 e 33 anos, roubaram um automóvel Gol branco e conseguiram escapar. Moradores próximos ao local notaram a movimentação e acionaram os policiais. Com o auxílio das câmeras, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) conseguiu acompanhar a movimentação do veículo pelas ruas do Centro, até que conseguiram cercá-lo na rua Olegário Maciel. Os três foram presos em flagrante.

O outro caso foi registrado na noite da última quarta-feira, 10, por volta das 18h30, quando dois menores de 15 e 17 anos assaltaram um drogaria localizada na avenida Rio Branco, próximo à rua Oswaldo Aranha. De posse de uma arma de fogo, eles levaram aproximadamente R$ 500 dos caixas. Os funcionários do estabelecimento relataram as características dos infratores e, com as informações, a PM conseguiu identificar os dois autores transitando pelo Parque Halfeld por volta das 23h. Foi realizada a abordagem de ambos por uma viatura empenhada e os menores confessaram a participação no crime. No entanto, não foi encontrado o dinheiro e a arma usada no crime.

Com os equipamentos instalados no Centro e no bairro Manoel Honório, região Leste, o Centro de Operações da Polícia Miltar (Copom) tem acompanhado a ação dos criminosos na sede 2º Batalhão de Polícia Militar. São 24 câmeras instaladas, sendo 19 em pleno funcionamento e cinco em fase final de testes.

De acordo com o capitão Soares, responsável pelo policiamento da 30ª Cia de Polícia Militar, as câmeras tem agido não somente em flagrantes, mas auxiliado indiretamente na captura dos autores. O monitoramento é feito por uma empresa de vigilância contratada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).