Segunda-feira, 12 de março de 2018, atualizada às 18h

Creche sofre prejuízos devido às chuvas e 250 alunos ficam sem aulas

Gláucia Simas
*Colaboração

Cerca de 250 alunos, entre quatro meses e 12 anos, da creche comunitária da Associação Assistencial Adalberto Teixeira Fernandes Filho, localizada no Bairro Santo Antônio, ficaram sem aula na manhã dessa segunda-feira, 12 de março.

Fato se deu ao prejuízo causado pela forte chuva que caiu na cidade no final de semana, considerada a pior dos últimos anos. 'Perdemos muitas coisas. Foram brinquedos, materiais de limpeza, roupas de cama, material escolar, mantimentos, além do nosso veículo, que usávamos para a o transporte de doações”, diz a coordenadora administrativa da creche, Joanita de Almeida.

Segundo Joanita, a instituição encara esse problema há cinco anos e, por conta disso, foi realizada uma reforma recente na instituição. “Sempre que acontece uma situação como esta, de muita chuva, sofremos com os danos. Mas, em 24 anos de funcionamento, essa foi a pior".

Durante a tarde desta segunda-feira, o local estava sendo limpo e dedetizado, pois de acordo com a coordenadora, muitos bichos, como ratos e baratas, foram arrastados para dentro da instituição com a chuva. "Perdemos mantimentos por conta disso, alguns bichos furaram as caixas", diz.

A previsão para o retorno das aulas é para essa quarta-feira, 14, mesmo com o local parcialmente preparado. “Não podemos esperar mais tempo, pois muitas mães precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças”, diz a coordenadora.

E, mesmo com a volta do funcionamento, a creche ainda precisa de muita coisas. Por isso, estão recebendo doações de material escolar, colchões, roupas de cama, material de limpeza e de higiene, brinquedos e roupas usadas de crianças, entre quatro meses e 14 anos. A coordenadora pede para que as doações sejam entregues diretamente na creche, que fica na Rua Pedro Trogo, Bairro Santo Antônio, n° 60, próximo à praça. Doações em quantas de dinheiro podem ser feitas na conta da creche: Agência: 2519; OP 003; conta Corrente: 3418-7; Caixa Econômica Federal.

Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida Fotos: Joanita de Almeida

Famílias ficam desalojadas devido aos deslizamentos de terra

De acordo com a Defesa Civil, como medida preventiva, cerca de 30 famílias foram desalojadas devido aos deslizamentos de taludes nos Bairros Bela Aurora, Filgueiras, Santo Antônio, e Nossa Senhora de Lourdes. No momento, as mesmas estão acolhidas nas casas de parentes e amigos.

Ainda segundo a assessoria da pasta, até a manhã desta segunda-feira, 12, foram registradas 85 ocorrências em Juiz de Fora. As regiões mais afetadas foram a Sudeste, com 30 ocorrências; a Leste, com 20 e a Norte, com 15 registros. Também houveram nove chamados de locais na região Nordeste, cinco da Oeste e três no Centro e na Sul.

*Gláucia Simas é Estudante do 7º período de jornalismo do CES

ACESSA.com - Creche sofre preju?zos devido ?s chuvas e 250 alunos ficam sem aulas