As op?es da Academia

Caso premiar "Brokeback Mountain" seja demais para os votantes da Academia, a op??o prov?vel ser? "Munique" (ao lado), do mago Steven Spielberg. Saindo dos filmes de a??o e fic??o cient?fica, o cineasta mais poderoso de Hollywood (alcunha adquirida com os milh?es de bilheteria arrecadados ao longo de sua trajet?ria com filmes como "Tubar?o", "ET", a s?rie Indiana Jones, "Parque dos Dinossauros" e os recentes "Minority Report", "Prenda-me se For Capaz" e "Guerra dos Mundos") reconstitui a vingan?a do servi?o secreto de Israel contra terroristas que atacaram e mataram 11 atletas judeus nas Olimp?adas de 1972. ? certamente o filme mais corajoso e maduro de Spielberg, indo al?m da tentativa de ser s?rio em "A Lista de Schindler", seu olhar sobre o Holocausto nazista.

O diretor (que ? judeu) tem a seu favor, para evitar acusa??o de se posicionar para algum lado no filme, as opini?es contr?rias de alas dos dois segmentos - palestinos alegam que foram retratados como vil?es na tela; autoridades israelenses j? afirmaram que se sentiram pintadas como monstros. Nesse sentido, o filme pode surgir como surpresa na premia??o, caso os votantes n?o ousem dar o pr?mio ? produ??o de Ang Lee - e seria outra alfinetada no governo Bush, j? que Spielberg deixa claro ao longo da proje??o estar fazendo paralelos entre os anos 70 e a atual campanha anti-terror americana ao redor do planeta.

Mas n?o ? s? "Munique" a tratar de temas espinhosos politicamente. O ator George Clooney se embrenhou pela segunda vez na dire??o e realizou "Boa Noite e Boa Sorte". Aborda um momento na vida do jornalista Edward R. Murrow, profissional que teve a coragem de enfrentar na TV o senador Joseph McCarthy, respons?vel pela ca?a aos comunistas no pa?s nos anos 60. Clooney vem se notabilizando pelas posi?es contr?rias a Bush, seja em entrevistas p?blicas, quando destila toda a sua raiva a respeito do governo, quanto nos filmes em que decide participar, como ? o caso desde "Boa Noite..." ou de "Syriana", sobre a ind?stria do petr?leo e pelo qual ele est? concorrendo a ator coadjuvante no Oscar.

Os outros dois indicados a melhor filme ficam bem mais atr?s nas chances de sa?rem premiados: "Capote" tem muito a seu favor apenas a elogiada atua??o de Phillip Seymour Hoffman (que deve lhe valer o pr?mio na categoria); e "Crash - No Limite", um mosaico abordando diversos personagens em conflito racial na cidade de Los Angeles, foi lan?ado no meio de 2005, o que j? pode ter causado certo esquecimento dos votantes, e padece da ingenuidade e simplismo de seu roteiro - por?m, n?o ser? inesperado se o diretor Paul Haggis sair da festa razoavelmente bem premiado, j? que "Crash" possui muitos admiradores.

"O Jardineiro Fiel" (foto acima), produ??o inglesa dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), esteve bem cotado ao Oscar por um bom tempo, mas acabou indicado apenas a melhor atriz coadjuvante (Rachel Weisz), roteiro adaptado, trilha sonora e montagem. "Johnny e June" ? favorito para atriz (Reese Whiterspoon, que interpreta a showgirl June Carter, esposa e parceira de palco de Johnny Cash por d?cadas) e talvez ator, com Joaquin Phoenix, em franca briga com o Hoffman de "Capote".