Proje?es eletrizantes O cineasta juizforano, Marcos Pimentel, revela um pouco dos seus mil e um planos para os 365 dias de 2007

Renata Cristina
Rep?rter
02/01/2007

Ap?s a aprova??o do projeto "A arquitetura do corpo" pelo Minist?rio da Cultura, o cineasta Marcos Pimentel ganhou outro presente para o pr?ximo ano: a aprova??o do mesmo projeto pela Lei Estadual de Incentivo ? Cultura para a capta??o de recursos. O document?rio que ir? mostrar a dor no universo do ballet, baseado em cinco diferentes personagens, ? o ?nico mineiro aprovado pelo Minist?rio da Cultura. A expectativa ? de que as filmagens comecem somente no segundo semestre de 2007.

Isto porque ainda no primeiro semestre, o cineasta ir? rodar Urbe, um estudo sobre o universo urbano atual, tamb?m com incentivos da Lei Murilo Mendes. A primeira filmagem acontece em Juiz de Fora, enquanto que "A Arquitetura do corpo"?ser? rodada em tr?s etapas, em Juiz de Fora, Cataguases e Belo Horizonte.

Foto Se n?o bastasse a alegria de poder produzir o que gosta, Marcos Pimentel ainda foi convidado para coordenar a mostra Andorinha Digital, do Festival de Cinema de Pa?ses de L?ngua Portuguesa, que acontece este ano em Jo?o Pessoa, na Para?ba. H? espa?o na agenda, ainda, para produzir e editar um material sobre "O imagin?rio popular nas elei?es 2006", em parceria com a TV Cultura.

Nascido em 1977, Marquinhos (como ? conhecido entre amigos e familiares) j? possui carreira razoavelmente bem tra?ada. Desde que se tornou diretor independente de document?rios em curta-metragem, acumula 15 filmes e mais de 40 pr?mios em festivais nacionais e internacionais. "Nada com Ningu?m", realizado em Cuba, ? o campe?o, com 18 pr?mios e exibi??o em 64 festivais.

Faltou f?lego? Respire fundo e confira a entrevista com o cineasta Marcos Pimentel:

ACESSA.com - Como surgiu o roteiro de "A arquitetura do corpo"?
Sempre me senti muito atra?do pela beleza pl?stica do ballet e durante a minha estadia na Alemanha, em 2005, retratei um pouco dessa minha paix?o em "Anjos" (2005). Nesse trabalho, senti que queria fazer alguma coisa maior, mais profunda. "A Arquitetura do corpo" ? justamente isso. Vai retratar as rela?es entre dor e beleza no universo do ballet.

ACESSA.com - Como ser? o filme?
O document?rio ir? retratar a hist?ria de cinco diferentes personagens, do mais distintos n?veis sociais, culturais e contextos, mas no mesmo campo de atua??o, que ? o ballet. A dor ser? o tema principal desse trabalho. cada personagem ir? experimentar um processo de dor diferente.

ACESSA.com - Voc? pode adiantar quais ser?o os personagens para gente?
Acho melhor n?o. Eles ainda est?o sendo especulados e n?o tenho certeza disso. Posso dizer que cada um ser? de um mundo diferente.

ACESSA.com - Como est? o calend?rio para a execu??o do projeto?
A pesquisa j? est? toda pronta e vamos rodar em Juiz de Fora, Belo Horizonte e Cataguases. As filmagens devem come?ar somente em agosto de 2007, pois tenho que rodar o Urbe antes disso.

ACESSA.com - Como ser? o Urbe?
O Urbe expressa a experi?ncia urbana contempor?nea. ? um dia comum, em uma cidade qualquer. Vamos sair no centro de Juiz de Fora com uma equipe reduzida e captar o que reflete a cidade atual. ? como se fosse um resgate dos filmes da d?cada de 20, que mostravam o contexto urbano.

ACESSA.com - H? algum lugar de Juiz de Fora em destaque no Urbe?
N?o. Na verdade, o Urbe n?o identifica a cidade em momento algum. N?o ? um filme onde Juiz de Fora ganha destaque, mas todas as cidades. N?o queria um estere?tipo de grande centro ou com paisagens que identifiquem o local, como ? o caso do Rio de Janeiro. Por Juiz de Fora ser de porte m?dio, isso facilita, pois pode representar diversas cidades.

ACESSA.com - Al?m desses grandes projetos, h? mais planos para 2007?
Estou envolvido no CINEPORT - Festival de Cinema de Pa?ses de L?ngua Portuguesa, como coordenador da mostra "Andorinha Digital". Tamb?m estou divulgando o filme Circo - O maior espet?culo da Terra que acabou de sair do Festival de Havana, em Cuba, e vai para o Rio. Tenho tamb?m que finalizar uma s?rie de cinco filmes para a TV Cultura sobre "O imagin?rio popular nas elei?es 2006". Para mim, 2007, promete!