Segunda-feira, 14 de maio de 2018, atualizada às 16h53

Museu Mariano Procópio reabre para visitação nesta terça-feira

Da redação

O Museu Mariano Procópio reabre para visitações nesta terça-feira, 15 de maio, após quatro meses fechado devido os casos de febre amarela. A decisão da reabertura do museu, foi anunciada pelo prefeito Antônio Almas durante visita ao parque do museu, na última sexta, 11. Segundo ele, a decisão foi tomada com base na avaliação de técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA). Segundo a equipe, como a febre amarela é uma doença sazonal, o cenário atual, com temperaturas mais baixas e poucas chuvas, é propício para a redução dos casos de arboviroses.

Os espaço retoma às atividades com novas rotas liberadas para visitantes. As trilhas ao entorno dos prédios históricos que estavam fechadas, voltam a integrar o percurso de caminhada e contemplação. O trajeto que passou por revitalização será aberto ao público de terça a sexta-feira, e terá a ronda constante da equipe de vigilantes da instituição, garantindo segurança para quem transita pelo local.

Na Galeria Maria Amália, no interior do prédio “Museu Mariano Procópio”, a visitação continua de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Além da Exposição “Esplendor das Formas”, em cartaz, o público poderá conferir nesta semana uma das telas emblemáticas da coleção do museu, o quadro “Retrato de Dom Pedro II”, obra de Joaquim da Rocha Fragoso. A representação do imperador tem a marca de um tiro que foi disparado no início da República, fato que gerou várias pesquisas a respeito deste período.

Para os grupos escolares e de demais instituições, a visita guiada pode ser agendada pelo telefone 3690-2027 ou pelo e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br.

Semana Nacional de Museus

Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos, esse é o tema 16ª Semana Nacional de Museus que acontece de 14 a 20 de maio. A Fundação Museu Mariano Procópio preparou uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional de Museus, em 18 de maio. A iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), conta com 1.300 museus.

Dentre as atividades que serão realizadas ao longo semana, a instituição está atenda a proposta desta edição, e com isso pretende aproximar de várias formas possíveis o público do museu.

No dia 15, será realizada a palestra sobre restauração e conservação de papel. O restaurador e conservador, Aloysio Gerheim, apresentará durante o evento algumas das técnicas utilizadas e, em seguida algumas práticas para que os participantes possam conhecer mais sobre as atividades no acervo em papel. No auditório, os historiadores do Departamento de Acervo Técnico (DAT) abordarão o trabalho que é feito nos setores de arquivo fotográfico, arquivo histórico e biblioteca do museu.

Para os amantes da fotografia, será realizado o concurso “Minha Foto no Museu”, que pretende incentivar a visitação ao espaço público cultural, divulgar a instituição, acervo e atividades nas redes sociais (Facebook, Instagram). Para participar além das fotos utilizando os espaços do museu, os participantes devem usar as marcações, mais conhecidas no meio como Hashtags : #minhafotonomuseu #Mapro #MaproPJF. Além disso, para ampliar o alcance de visualização, as fotos devem ter a localização do espaço.

A atividade tem início na terça-feira, e as melhores fotos serão selecionadas no dia 29 e publicadas nas redes sociais do Museu. Os três primeiros colocados receberão um brinde especial.

Na manhã de sábado, 19, o parque do museu terá a apresentação das crianças e jovens do “Gente em primeiro lugar”. E para encerrar programação, no domingo será exibido o documentário “Vozes da memória”. O filme será exibido à noite no parque da instituição, a partir das 18h.

ACESSA.com - Museu Mariano Proc?pio reabre para visita??o nesta ter?a-feira