Mostra reúne o universo ficcional de Angela Lago

Por


Mostra re?ne o universo ficcional de Angela Lago A autora e ilustradora possui mais de 40 t?tulos publicados desde 1980. J? recebeu os mais destacados pr?mios liter?rios do pa?s

Daniele Gruppi
Rep?rter
12/09/2008

O trabalho de um dos nomes mais importantes da literatura infantil, Angela Lago, pode ser conferido na mostra O livro de Angela, que re?ne imagens e textos da autora e ilustradora. N?o s? as crian?as, mas tamb?m os adultos est?o convidados para mergulhar neste universo ficcional.

Angela Lago possui mais de 40 t?tulos publicados desde 1980, pelos quais j? recebeu os mais destacados pr?mios liter?rios do pa?s, entre eles, seis pr?mios Jabuti, o mais importante do setor editorial.

Antes de ingressar no mundo art?stico, aos 30 anos, ela se dedicou ? faculdade de Servi?o Social e ao trabalho na ?rea. Ela morou por um tempo na Venezuela, depois foi para a Esc?cia, onde pensava em realizar o mestrado em Antropologia.

Mas, em Edimburg, decidiu-se por um curso chamado Design for Priting (Desenho para impress?o), pois ela queria contar hist?rias para a molecada. "Escolhi as crian?as porque poderia trabalhar em concomit?ncia com as duas linguagens: escrita e imagem, e tamb?m porque adoro crian?as".

Para Angela, as crian?as atualmente s?o mais espertas e mais interessantes. "Elas se desenvolvem rapidamente, possuem mais acesso ? informa??o e tem possibilidade de criar uma consci?ncia social. Na minha ?poca n?o era assim".

A estr?ia da autora no mundo liter?rio aconteceu com os livros O fio do riso e Sangue de Barata. No primeiro, uma crian?a vai para o mundo encantado atrav?s do fio de um telefone. Foge do mundo dom?stico, discando um n?mero bem grande. O outro ? sobre uma barata assassina. Trata-se de um pequeno romance policial, em que h? diversas hip?teses sobre quem o assassino. "Mexo com o mundo da fantasia e acabo me revelando nos livros".

At? conseguir as publica?es, Angela encontrou algumas dificuldades para conseguir uma editora. "Ap?s o lan?amento dos primeiros livros, as portas foram se abrindo", afirma avaliando positivamente o mercado de trabalho para o ilustrador no Brasil.

Escrever ou ilustrar?

Angela revela que prefere fazer ilustra?es do que escrever. "Desenhar ? mais espont?neo. Na escrita preciso buscar as palavras, tenho que parar para pensar naquilo que quero passar". Segundo a artista, a arte a persegue. "N?o tenho que buscar a inspira??o, as id?ias v?o caindo. As coisas v?o acontecendo e n?o sossego enquanto n?o passar para o papel".

O jornalista Walter Sebasti?o define as produ?es de Angela da seguinte maneira: "Curtir o trabalho da autora ? passear pelo fluir destes dois rios. Que se encontram, mas tamb?m se transformam, magicamente, um no outro, bem diante dos olhos. Com todas as conseq??ncias que opera??o deste tipo gera".

Projetos

Angela foi convidada para ser j?ri de um concurso de literatura no Jap?o. "Participei da disputa e ele me ajudou muito profissionalmente". Ela pretende lan?ar no pr?ximo ano Eros e Psique, um mito grego que tem um final feliz. Ela tamb?m se dedica a fomentar a sua p?gina pessoal com anima?es para crian?as.

A exposi??o fica em cartaz at? o dia 05 de outubro, no CCBM (Avenida Get?lio Vargas, 200), das 09h ?s 21h (segunda a sexta) e das 10h ?s 16h (s?bado e domingo).