• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade

    Juiz de Fora fica em primeiro lugar no Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes

    Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
    24/05/2018

    Juiz de Fora ocupa o primeiro lugar, em todo o Brasil, na oferta de serviços de cidades inteligentes ao cidadão, de acordo com Ranking de Serviços de Cidades Inteligentes da Teleco (empresa de consultoria na área de telecomunicações). O resultado foi divulgado na noite de terça-feira, 22, em cerimônia realizada em Brasília, durante o  62º Painel Telebrasil.

    A cerimônia contou com a presença do prefeito Antônio Almas, que recebeu a premiação das mãos do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Durante entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira, 23, o prefeito falou sobre a importância da premiação para o município: “Esse prêmio é a prova dos nossos esforços para estarmos cada dia mais próximos do cidadão quanto possível, ao alcance de suas mãos, através de instrumentos como o ‘CittaMobi’, ‘Colab’, ‘Descarte-me’, a parceria com o ‘Waze’, o ‘Olho Vivo’, as câmeras de trânsito, a ‘Área Azul Digital’ e tantas outras iniciativas, agora com reconhecimento nacional. Esse prêmio é um presente para Juiz de Fora, no mês de seu aniversário de 168 anos.”

    De acordo com dados da Teleco, os cem maiores municípios do Brasil participaram do ranking, que tem como objetivo identificar as regiões com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A metodologia foi estruturada com índice composto por dois pilares: serviço inteligente e acesso aos serviços. O primeiro é avaliado por dois subíndices: “Utilizados Diretamente pelo Cidadão”, a partir da mobilidade urbana, ‘e-Gov’ (Governo eletrônico), meio ambiente, educação e saúde; e “Gestão Municipal”, através dos semáforos inteligentes, vigilância (câmeras), base de informação (segurança), monitoramento de bueiros, prontuário médico, iluminação e limpeza pública. Entre as dez primeiras cidades desse ranking, além de Juiz de Fora, Rio de Janeiro, Uberlândia, Santos, Belo Horizonte, Jundiaí, Cascavel, Campinas, Campo Grande e Fortaleza.

    Entre as informações repassadas à Teleco sobre os serviços prestados em Juiz de Fora, que garantiram ao município a primeira colocação no ranking brasileiro, estão:

    - cerca de 719 mil acessos mensais no sistema de transporte (Cittati), que possibilita ao usuário monitorar percursos de ônibus urbanos, através de aplicativos, em tempo real, contando também com divulgação de informações quanto a eventuais atrasos das linhas;

    - cerca de 180 mil acessos realizados por profissionais da área de saúde aos prontuários médicos dos pacientes da rede pública, por meio de sistema conectado aos hospitais e às unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e básicas de Saúde (UBSs);

    - mais de dez mil usuários do aplicativo de limpeza (“Descarte-me”);

    - 66 câmeras, sendo 12 de monitoramento de trânsito (“Waze Mobile”) e 54 de segurança (“Olho Vivo”);

    - mais de 700 acessos mensais às informações turísticas, culturais e geográficas, entre outros, através de aplicativo para smartphones;

    - 100% dos semáforos inteligentes, que permitem o controle automático do tempo de abertura e fechamento do sinal, possibilitando, assim, melhoria no fluxo do trânsito;

    - possibilidade de obtenção de boletos para impressão, guias de recolhimento e outros meios de pagamento de tributos municipais através do portal da Prefeitura ou de aplicativo para smartphones (mais de 217 mil por mês).

    Cidade inteligente será tema de Hackthon em Juiz de Fora

    Entre 8 e 10 de junho, a maratona tecnológica Hackthon - JF Inteligente acontecerá no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o Sebrae Exchange. O evento é voltado para profissionais e estudantes de diversas áreas, interessados em propor soluções eficientes para promover melhorias na cidade, inseridas nas categorias “Desenvolvedor” (ciência da computação, tecnologia da informação e afins), “Business” (economia, administração e afins) e “Designer” (artes, design e afins).

    O valor da inscrição (até dia 29) é de R$ 40, sendo obrigatória a participação no Sebrae Exchange – Temática Smart City, que é gratuito.


    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.