Quinta-feira, 24 de maio de 2018, atualizada às 15h40

PJF altera serviços devido paralisação dos caminhoneiros

Da redação

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estabeleceu um comitê especial com secretários das pastas responsáveis por serviços afetados pela manifestação nacional dos caminhoneiros, paralisados desde a última segunda-feira, 21. Na manhã desta quinta-feira, 24, o prefeito Antônio Almas reuniu os titulares das secretarias de Governo, Administração, Obras, Settra, Comunicação, Educação, Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Abastecimento, Demlurb, Procon, Empav e da Cesama. O objetivo foi averiguar a situação de cada serviço e definir as medidas de contingenciamento que serão adotadas até que o abastecimento de gás, combustível e vários insumos seja normalizado.

Uma nova reunião do comitê de secretários com o prefeito foi agendada para esta sexta-feira, quando os impactos serão reavaliados e novas medidas poderão ser adotadas. Até lá, o trabalho de acompanhamento será permanente.

Demlurb

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos, responsável pela frota de veículos leves da PJF, determinou a utilização de carros da Administração somente em casos urgentes, sobretudo para atendimento aos setores de saúde e educação. O Demlurb vai concentrar todas as suas atividades para priorizar a coleta de lixo domiciliar nos próximos dias. Desta forma, os serviços de capina e roçada ficarão prejudicados a fim de otimizar o uso de combustível.

Obras

A Secretaria de Obras também está otimizando o combustível restante para cobrir as demandas mais urgentes até o final de semana, em regime de plantão, assim como a Cesama. Na Empav, o serviço tapa-buraco está prejudicado em função de barreira imposta pelos caminhoneiros na saída da usina da empresa.

Escolas municipais

Em relação às escolas, a Secretaria de Educação está monitorando a situação e o estoque de gás de cozinha em todas as unidades junto aos diretores, atuando caso a caso. Registros pontuais estão sendo acompanhados pela SE. O fornecimento de merenda está mantido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento até a próxima quarta-feira, 30.

Procon

O serviço de fiscalização sanitária nos estabelecimentos comerciais foi intensificado para acompanhar a situação de acondicionamento dos alimentos nestes locais, em um trabalho conjunto com o Procon, que está com fiscais nas ruas e atendendo sob demanda para evitar cobrança abusiva pelos combustíveis e produtos em falta.

Restaurante Popular

As unidades centro e zona norte do Restaurante Popular mantém os atendimentos normais, mas podem ter a função prejudicada a partir de segunda-feira, 28, em virtude do desabastecimento de gás à empresa terceirizada que opera os restaurantes.  

Ônibus

Quanto ao transporte coletivo, desde a manhã desta quinta-feira, foi adotado um esquema de redução dos ônibus urbanos em circulação fora dos horários de pico para racionalizar combustível. Nos horários de maior demanda, a frota está completa. A previsão da Settra é que uma outra avaliação seja feita nesta sexta-feira, 25, junto às empresas.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.