Comdema julga inadequado o aterro sanitário do Salvaterra sem realização de per?cia t?cnica

Por

Sexta-feira, 24 de julho de 2009, atualizada às 19h50

Comdema julga inadequado o aterro sanitário do Salvaterra sem realização de perícia técnica

Clecius Campos
Repórter

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) decidiu, por unanimidade, encaminhar parecer à Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) da Zona da Mata, julgando o aterro sanitário do bairro Salvaterra inadequado para receber o lixo da cidade.

A decisão foi tomada durante reunião plenária do conselho, na tarde desta sexta-feira, dia 24 de julho. A secretária do Comdema, Sueli Reis, informa que decisão levou em conta pareceres já realizados no passado e que não foi realizada perícia técnica no local, como solicitado pela comissão que avaliava a vida útil do local. "A realização da perícia já foi solicitada judicialmente à Vara da Fazenda Pública Municipal, pelo vereador José Sóter de Figerôa Neto. O Comdema vai pedir que a Justiça apresse a realização deste estudo."

O parecer do Comdema segue para a reunião plenária do Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam), na próxima segunda-feira, dia 27 de julho. Com os dados em mãos, os conselheiros estaduais poderão definir o destino do lixo em Juiz de Fora. Sueli afirma ainda que será informado à Supram que o Comdema precisará ser consultado antes de ser deferida a licença de operação do novo aterro sanitário, em Dias Tavares.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes