Inverno deve ser marcado por tempo seco e possibilidade de ondas de calor

Por

Segunda-feira, 21 de junho de 2010, atualizada às 13h20

Inverno deve ser marcado por tempo seco e possibilidade de ondas de calor

Aline Furtado
Repórter

O inverno, que começou às 8h28 desta segunda-feira, 21 de junho, deve ser marcado, em Juiz de Fora, por temperaturas que variam entre 12º C e 23º C, além de tempo seco.

De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia de Belo Horizonte, Cleber Souza, os próximos três meses deverão ser os mais secos do ano. "Em julho, por exemplo, a previsão indica apenas 30 milímetros de chuva. Com isso, a tendência é que a umidade relativa do ar caia significativamente, chegando a ficar abaixo de 40%."

Segundo Souza, o frio mais intenso pode ser percebido apenas durante atuação de massas polares. Devido às inversões térmicas constantes, há previsão de nevoeiros e neblina. "A tendência é que estes fenômenos ocorram durante as manhãs, já no período da tarde, o sol deve aparecer." A partir da metade do inverno, há possibilidade de ocorrência de ondas de calor na região.

Conforme informações do Centro de Climatologia da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o inverno sofrerá a atuação do fenômeno La Niña, que pode provocar queda na temperatura. Contudo, devido ao aquecimento global, há possibilidade de ondas de calor durante a estação. A temperatura mais baixa no Estado deve chegar a 9º C, já a média mais alta deve chegar a 30º C. O inverno termina no dia 23 de setembro.