Terça-feira, 18 de agosto de 2015, atualizada às 17h22

Greve do INSS completa 43 dias sem previsão de acordo

inss

A greve dos Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 43 dias nesta terça-feira, 18 de agosto, sem previsão acabar. Além das três agências da Previdência Social (APS) do Largo do Riachuelo, Morro da Glória e São Dimas, estão parados setores da Saúde, Anvisa e Ministério do Trabalho. De acordo com a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev/MG), Cleuza Faustino, a categoria aguarda convocação do Governo Federal para a apresentação por escrito de uma proposta.

"O governo não apresentou a resposta da pauta por escrito. A orientação do comando de greve para os estados é de manter e ampliar a greve, até que tudo seja respondido oficialmente. Aqui em Juiz de Fora já estamos com 80% de funcionários paralisados, mas em outros locais a ideia é parar também", explica.

A única proposta apresentada verbalmente pelo governo foi de reajuste de 21,3%, dividido em quatro anos. A classe reivindica reajuste de 27,6% em uma única parcela. Além disso, os servidores reclamam das metas abusivas impostas, sem o treinamento adequado para receber o segurado e usuários do SUS e quantidade de funcionários insuficientes. Outro problema é que cerca de 60% do quadro dos servidores do INSS estão para aposentar, sem previsão de concurso público para reposição deste número.

Serviços parados

A paralisação nas APS afeta os atendimentos relativos aos requerimentos de aposentadorias, pensões e auxílios doenças, maternidade, entre outros; marcação de perícias e outros serviços referentes a benefícios previdenciários.

No Ministério do Trabalho e Emprego, poderá prejudicar a expedição de Carteiras de Trabalho, as homologações de rescisão de contrato de trabalho, os pedidos de Seguro Desemprego e Abono Salarial, além da emissão de diversas certidões e outros documentos de interesse de trabalhadores e empresas.

A informação do INSS aos segurados é que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 135. Em nota, o INSS informou que considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, "de modo a evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados".