Segunda-feira, 17 de setembro de 2018, atualizada às 18h18

Previsão é chuva forte com rajadas de vento e raios em Juiz de Fora 

Da redação

A semana começa com previsão de chuvas fortes com possibilidade de raios e rajadas de ventos em Juiz de Fora. Conforme o boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade se deve a intensificação de uma área de baixa atmosférica sobre o  litoral da Região Sudeste do Brasil. "De segunda para terça-feira, 18, as chuvas vão ficar mais fortes. O sistema deve continuar atuando sobre a Zona da Mata mineira durante toda a semana", destaca meteorologista Cléber de Souza, do 5° Distrito do Inmet.

Segundo o meteorologista, foram registrados 18,5 milímetros de chuva no sábado, e 14,5 mm, no domingo. "As chuvas ainda estão abaixo do previsto para setembro, mas aguardamos fortes pancadas entre hoje e amanhã". reforça, lembrando que no boletim diário, o Instituto soltou alerta das condições favoráveis na região para precipitações de 20 a 30 mm/h ou até 50mm/dia, com rajadas de ventos de até 50 km/h".

As temperaturas não devem sofrer mudanças significativas nos próximos dias. Para terça, os termômetros deve variam entre 14°C e 22°C.

Defesa Civil

No sábado, 15 de setembro, a Defesa Civil registrou uma ocorrência causada pelas chuvas, na Rua Doutor Saulo Villela, bairro Retiro. Conforme assessoria de comunicação, no local ocorreu o rompimento de uma rede de drenagem. A Secretaria de Obras (SO) promoveu vistorias na via e realizará o reparo da rede de drenagem assim que as chuvas pararem.

Em função do rompimento, os moradores de uma residência afetada, que foi interditada, foram abrigados temporariamente na casa de vizinhos e orientados a não permanecer na edificação até que as devidas regularizações fossem executadas. A equipe de assistência social da Defesa Civil promoveu o atendimento dos familiares e realizaram a doação de alguns itens. Não foi localizado na Prefeitura nenhum registro de vistoria anteriormente solicitada neste endereço.

Outra ocorrência foi registrada na Rua Helio Fellet, 100/102, também no Bairro Retiro, onde houve o destelhamento de uma cobertura. Sem feridos ou desalojados.

A Defesa Civil orienta a população que fique atenta e, a qualquer sinal de perigo, acione o órgão imediatamente, através do 199. As vistorias podem ser feitas pelo Centro de Operações da Defesa Civil, que funciona em regime de plantão 24 horas. A ligação é gratuita e pode ser originada de qualquer telefone público, residencial, comercial ou celular.

Níveis dos Mananciais

Com início das chuvas, os níveis dos mananciais que abastecem Juiz de Fora voltaram a subir, mas dois deles ainda estão abaixo do percentual registrado no mesmo período do ano passado, que são a represa São Pedro, com 37,6%, e Chapéu D'Uvas, 54,9%. Ano passado, elas estavam com 38,2% e 68%, respectivamente. A represa Dr. João Penido está com nível acima que em 2017 (51,6%), com 64,2%.

ACESSA.com - Previs?o ? chuva forte com rajadas de vento e raios em Juiz de Fora